Saúde /

23 de Abril de 2013 16h51

UPA Morada do Ouro é referência na área da Saúde

23/04/2013

Assessoria

Uma comitiva composta por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde visitaram, nesta terça-feira (23) a obra da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Morada do Ouro, em Cuiabá.

A finalidade da visita foi de fazer uma troca de experiências entre os dois municípios, visto que Lucas do Rio Verde pleiteia a implantação de uma UPA, e Cuiabá já tem quatro projetos de UPAs aprovados.

A comitiva foi recebida pelo secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares, pelo secretário-adjunto de Saúde, Paulo César, o médico Werley Peres e técnicos das áreas de projetos, jurídico, financeiro e recursos humanos, bem como pelo representante da empreiteira responsável pela obra. O deputado estadual Márcio Pandolfi foi quem articulou a visita.

REFERÊNCIA - A UPA Morada do Ouro é classificada como de porte 3 e tem capacidade para atender até 450 pacientes durante as 24 horas do dia. A cobertura é para até 250 mil habitantes, isto é, tem capacidade para atender a população dos mais de 30 bairros localizados na região Oeste.

Na construção UPA Morada do Ouro foram investidos cerca de R$ 4 milhões, sendo R$ 2,6 milhões do Ministério da Saúde e o restante em contrapartida da Prefeitura Municipal de Cuiabá, sobretudo para equipamentos e materiais.

Com previsão para ser inaugurada em junho deste ano, a UPA Morada do Ouro tem mais 1,5 mil m² construídos, 15 leitos de enfermaria, seis médicos plantonistas (3 pediatras e 3 clínicos), mais de 200 funcionários, farmácia, laboratórios, serviços de raio-X e ultrassonografia e demais estruturas para o atendimento de complexidade intermediária e de urgência e emergência.

Os técnicos da prefeitura de Cuiabá destacaram que a obra era para ter sido entregue em dezembro de 2012. Contudo, falhas no projeto original demandaram adequações. “Essa troca de experiência com os técnicos de Cuiabá é que dará mais agilidade ao nosso projeto”, disse Pandolfi.

“A UPA tem uma estrutura moderna para atendimento de urgência e procedimentos eletivos. A estrutura favorece o atendimento adequado aos pacientes. Vamos agregar duas policlínicas com a quantidade maior de médicos. Será uma policlínica com atendimentos mais complexos, até mesmo para pequenos procedimentos cirúrgicos”, disse o secretário Kamil Fares.

A comitiva de Lucas do Rio Verde foi composta pelas enfermeira lotadas na Secretaria de Saúde, Karina Souto e Franciele de Carlo, e pela arquiteta Mariele Gibbon.