Saúde /

13 de Junho de 2013 19h20

UPA Morada do Ouro é inaugurada e começa a atender nesta sexta-feira

13/06/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O prefeito Mauro Mendes e o secretário Nacional de Atenção à Saúde do governo federal, Helvécio Magalhães, inauguraram hoje (13) a Unidade de Pronto-Atendimento de porte 3 do bairro Morada do Ouro. A UPA atenderá as 250 mil pessoas da região Norte da cidade e as portas estarão abertas ao público já na manhã desta sexta-feira (13).

 

“Hoje começamos a escrever uma nova etapa da saúde de Cuiabá. Esta unidade, que foi possível devido ao convênio com o governo federal, está habilitada para atender toda a região Norte. Ainda há projetos para mais três UPAS, uma em cada região da cidade”, explicou o prefeito Mauro Mendes.

 

De acordo com o prefeito, por se tratar de uma unidade de nível três, a UPA estará habilitada para atendimento básico, mas também de média complexidade, em conjunto com a rede de saúde. “É um equipamento moderno e, agindo em rede, vai complementar o trabalho realizado pelas unidades básicas de saúde, policlínicas e Pronto-Socorro”, disse.

 

A UPA Morada do Ouro é a terceira em Mato Grosso, mas a única de porte 3. Outras cidades que contam com o serviço são Sinop e Sorriso. “Já são 274 UPAS em todo o Brasil. Há mais de 300 em alguma etapa de liberação de projeto ou construção e vamos ter até mil unidades no país até o ano que vem”, disse o secretário Helvécio Magalhães.

 

O secretário municipal de Saúde, Kamil Fares, enalteceu o trabalho humanizado a ser ofertado na Unidade de Pronto-Atendimento. “Teremos uma unidade fixa do Samu na UPA, com profissionais habilitados para todo tipo de atendimento. Remanejaremos profissionais da rede e vamos contratar outros, que farão um tratamento ético, humanizado e com respeito”, afirmou.

 

A unidade de saúde tem 1,5 mil metros quadrados. São, ao todo, 15 leitos de enfermaria, farmácia, laboratórios, serviços de raios-X e eletrocardiograma. Oito médicos plantonistas serão os responsáveis pelo atendimento e mais de 200 outros funcionários.

 

Os atendimentos de urgência que atualmente são realizados na Policlínica do CPA I, passarão a ser realizados na UPA, a partir das 7 horas da manhã de sexta-feira (14). Os funcionários do setor serão remanejados para a nova Unidade de Pronto Atendimento.