Saúde / COMPRA

03 de Julho de 2014 14h06

Unidades de saúde recebem novo lote medicamentos injetáveis e antibióticos

03/07/2014

DANIELE DANCHURA

Cerca de R$ 270 mil em medicamentos injetáveis e antibióticos foram descarregados na tarde de ontem (02) no Centro de Distribuição e Logística da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo são 26 tipos de medicamentos que já começaram a ser distribuídos nas unidades de saúde da Capital, principalmente no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) onde atenderão as necessidades das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

O secretário municipal de Saúde, Werley Peres explicou que estes medicamentos são aqueles considerados "fracassados" no pregão de n° 01, realizado no início do ano. "Quando realizamos o pregão, as empresas não fizeram ofertas para vender estes medicamentos, então o certame foi considerado fracassado. Por isso, tivemos que realizar a dispensa de licitação para a compra emergencial. E agora estes medicamentos já estão sendo distribuídos nas unidades, principalmente no Pronto-Socorro", explicou.

Peres ainda esclareceu que, mesmo na compra emergencial, houve dificuldades para realizar a cotação de preço dos medicamentos. "Há uma dificuldade para compra de antibióticos em todo o país, tanto é que para realizar a dispensa de licitação é necessário apresentar três cotações, três orçamentos, porém nossa equipe realizou cotação em 42 empresas para conseguir encontrar o que precisávamos. Seis foram vencedoras e começaram a nos entregar os medicamentos ontem e com isso já começamos a encaminhar para as unidades também", completou.

De acordo com o secretário, o carregamento de medicamentos que foi entregue deverá suprir a necessidade das unidades durante os próximos 90 dias e por este motivo, paralelamente a aquisição de forma emergencial, foi protocolado junto ao setor de licitações da Prefeitura de Cuiabá o pedido de realização de um novo pregão, na modalidade de pregão eletrônico, para a compra destes itens de forma definitiva. "O edital será publicado nos próximos dias. Fora isso, o reabastecimento de medicações básicas, principalmente nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) está praticamente suprido, e  essa compra emergencial, mais o novo pregão eletrônico que será realizado, trará estabilidade na questão de medicamentos na rede de saúde", ressaltou Peres.

Ele enfatizou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Procuradoria Geral do Município (PGM) estabeleceram celeridade nas notificações e na aplicação de punições às empresas que descumprirem ou que venham a descumprir o que for estabelecido nos contratos de fornecimento de medicamentos e materiais hospitalares, por serem de extrema importância. "A falta de cumprimento de alguns fornecedores, solicitando dispensa da entrega ou realinhamento de preço culminou no atual cenário da falta de alguns medicamentos. A metodologia sistêmica utilizada hoje pela Secretaria não é paliativa e tende a fortalecer as atividades das pontas em um curto espaço de tempo".

MATERIAL HOSPITALAR - O secretário Peres explicou ainda que os contratos com as empresas vencedoras da licitação para fornecimento de material hospitalar já foram encaminhados para as mesmas, assim como a ordem de fornecimento no dia 27 de junho. Com isso, a empresas têm até 10 dias corridos para realizar a entrega dos produtos, cerca de 234 itens que vão desde fita destro, abocate até seringas, que serão distribuídos para toda rede de saúde.