Saúde /

29 de Novembro de 2012 15h02

Sugestão de pauta: Testes rápidos para aids, sífilis e hepatites começam nesta sexta-feira (30/11) em Cuiabá

29/11/2012

JC Patricio - SMS - (65) 3317-7377

A seis policlínicas de Cuiabá e o SAE (Serviço de Atenção Especializado) dão início nesta sexta-feira (30/11) à campanha “Não fique na dúvida, fique sabendo” alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que se comemora no dia 1º de Dezembro em todo o mundo. A campanha é destinada aos profissionais de saúde, ao público das classes C, D e E  e, em especial, aos grupos de riscos, formados por homossexuais, travestis e mulheres profissionais do sexo.

A campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids 2012 enfatiza e incentiva o diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e confidencialidade do teste, além do respeito aos direitos humanos. Ela está aliada à estratégia de mobilização nacional de testagem Fique Sabendo, que começou em todo o país no dia 20 de novembro, com duração até o dia 1º de dezembro. Aqui em Cuiabá, o Fique Sabendo começa no dia 30/11 e vai até o dia 07/12/2012.

Todos os CTAs (Centro de Atendimento e Aconselhamento) das policlínicas e do SAE estão preparados para a realização dos testes rápidos para Aids, Sífilis e Hepatites Virais. Os testes de Aids ficam prontos em 20 minutos e têm valor de diagnóstico, com 99,99% de acerto. Os resultados para sífilis e hepatites dependem da confirmação em exames posteriores.

Como não há atendimento ambulatorial nestas unidades durante o fim de semana, as atividades de sábado e domingo serão realizadas no Shopping Pantanal, que ofereceu suas instalações e está apoiando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta campanha.