/

23 de Novembro de 2012 13h56

Sugestão de Pauta: Seminário Vida no Trânsito terá lugar na AMM

23/11/2012

Assessoria SMS/Cuiabá/MT - (65) 3617.7377

Nesta terça-feira (27-11), a Associação Mato-Grossense dos Municípios sediará, a partir das 13 horas, o Seminário Vida no Trânsito, iniciativa do Comitê Municipal pela Saúde, Paz e Segurança no Trânsito de Cuiabá, formado por membros da Secretaria de Saúde Cuiabá e instituições parceiras (SAMU, PMMT, UFMT e Secretaria Estadual de Saúde).

Conforme Marlene Leite, assessora técnica da SMS, o tema do seminário - Motociclista, Trânsito e Saúde - objetiva alertar a população para o número crescente de acidentes de trânsito que têm vitimado fatalmente dezenas de condutores/passageiros de motocicletas em Cuiabá. "Também tem sido registrado um número preocupante de acidentados com seqüelas irreversíveis, a exemplo de paralisia parcial ou total, amputação de membros e comprometimento das faculdades psíquicas, devido a pancadas na cabeça".

Marlene salienta que os acidentes com motocicletas contribuem para engrossar as despesas do SUS em nível nacional. "Atender emergencialmente e prestar assistência a um acidentado durante a fase de recuperação implica em custos altíssimos, o que poderia ser evitado, com os recursos ora empregados nesse segmento sendo aplicados em outras áreas da Saúde".

Ela ainda explicou que este seminário baseia-se na Política Nacional de Redução de Morbimortalidade por acidentes e violências de 2011. "É preciso que todos se conscientizem acerca das formas de evitar ocorrências do tipo. Mesmo porque os acidentes de trânsito, envolvendo motocicletas, ocorrem com características comuns, algumas previsíveis. O trabalho do Comitê começa justamente a partir desse ponto”. 

Mais informações: Assessoria SMS (65) 3617.7377