/

24 de Janeiro de 2012 09h00

Sugestão de Pauta: Posse dos agentes de saúde e de endemias será nesta quarta-feira (25-01)

24/01/2012

Secom Cuiabá-3645-6054

A solenidade de posse dos agentes comunitários de saúde e de endemias de Cuiabá acontece nesta quarta-feira (25-01), na Fiemtec (XV de Novembro), às 9h. Serão efetivados nos cargos, 253 Agentes Comunitários de Saúde e 205 Agentes de Endemias. Com a efetivação no cargo, os agentes passam a ser servidores do município de Cuiabá, e terão todos os direitos e deveres previstos para um servidor público.

Com a efetivação, a prefeitura de Cuiabá está cumprindo o Parecer nº 108/2011 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) de autoria do conselheiro Valter Albano, que acaba com a contratação temporária pelas prefeituras de Mato Grosso de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Os conselheiros do TCE revisaram a Resolução 20/2008, emitida pelo próprio TCE/MT, que proibia as prefeituras de realizar qualquer regularização funcional dos agentes. Decidiram, então, que a partir de agora a admissão ou acesso deles no setor público seja feita somente por meio de processo seletivo público, conforme prevê a Emenda Constitucional 51/2006 e a Lei Federal 11.350/2006.

Estão sendo efetivados todos os agentes que já trabalhavam até a data de 14 fevereiro de 2006, quando foi promulgada a Lei que prevê a efetivação dos agentes.

O prefeito de Cuiabá ficou muito satisfeito com a efetivação dos agentes, pois a regularização profissional da categoria é uma luta antiga de Francisco Galindo, desde 2007, quando era deputado estadual.

“Galindo sempre apoiou a luta pela efetivação dos agentes no serviço público através da Emenda Constitucional 51, e que desde quando assumiu o cargo de prefeito vem negociando, com as entidades representativas dos trabalhadores, os requisitos necessários previstos em lei para efetivar a categoria no serviço público”, atesta o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (Sintrace-MT), Wilson Cutas.

Agilidade

O apoio à categoria é demonstrado através da agilidade em promover a efetivação dos agentes. Embora o TCE-MT tenha dado o prazo de 120 dias para que os prefeitos cumpram a determinação, em Cuiabá a posse dos agentes acontece apenas 40 dias depois da determinação do Tribunal.

Agora, a prefeitura de Cuiabá trabalha pela regularização dos agentes de saúde e dos agentes de endemia que começaram a trabalhar após fevereiro de 2006. São mais de 360 profissionais, que passarão por um processo seletivo especial, realizado especificamente para promover a efetivação dos agentes. Neste caso, o prazo dado pelo TCE-MT, em dezembro de 2011, para regularização dos trabalhadores é de 180 dias.

Serviço

Assunto: Solenidade de posse dos agentes comunitários de saúde e de endemias de Cuiabá

Data: 25 de janeiro (quarta-feira)

Horário: 9h

Locais: Auditório da Fiemtec (XV de Novembro)