Saúde /

30 de Novembro de 2012 07h26

Sugestão de pauta: Crianças e adolescentes dependentes de álcool e drogas ganham novo centro de tratamento

30/11/2012

JC Patrício SMS - (65) 3617-7377

O prefeito Francisco Galindo e o secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia, inauguram nesta sexta-feira (30/11) o CAPS AD III ADOLESCER – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: ÁLCOOL E DROGAS “Maria José da Silva Rado (Zezé)”.  A solenidade terá início às 14h e contará, na abertura, com explanação da equipe técnica sobre a proposta e atividades da nova  unidade.

O CAPS AD III ADOLESCER oferecerá tratamento diário e continuado para crianças e adolescentes - e seus familiares - com problemas relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas em diferentes modalidades de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (2 a 3 vezes por semana) e não-intensivo (até 3 vezes por mês). Trata-se de um serviço ambulatorial territorializado, que integra uma rede de atenção em saúde e que tem como princípio a reabilitação psicossocial.

É importante ressaltar que o CAPS AD III ADOLESCER será um serviço aberto, no qual não haverá internação, tampouco qualquer procedimento compulsório ou contra a vontade do paciente. A unidade contará com uma equipe de saúde multiprofissional, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, educador físico, agentes de ação social, técnicos de enfermagem e agentes administrativos. Os encaminhamentos poderão ser realizados por outras unidades de saúde, outros setores governamentais ou não e também por demanda espontânea.

O CAPS AD III ADOLESCER não é uma unidade de internação, embora conte com leitos de observação para crianças e adolescentes que já se encontram em tratamento na unidade. O CAPS fica na Rua Romênia esquina com Rua Dinamarca, s/nº, Jardim Europa.