Saúde /

02 de Março de 2012 17h00

SUGESTÃO DE PAUTA - Abertura da campanha de prevenção a obesidade infanto-juvenil

02/03/2012

JC Patricio - SMS (65) 3617-7379/8452-3501


A prevenção da obesidade em crianças e adolescentes com idade entre 5 e 19 anos será o tema da Semana de Mobilização do Programa Escola com Saúde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) em parceria com a Secretaria Muncipal de Educação, no período de 05 a 09 de março.


As ações da semana terão como prioridade a avaliação antropométrica (peso e altura) do público alvo, além das condições clínicas, psicológicas e nutricionais das crianças e jovens. Busca-se, ainda,  estimular uma maior integração das famílias com as unidades básicas de saúde, promover atividades educativas  e levar orientações de alimentação e modo de vida saudáveis para a comunidade escolar.


De acordo com a coordenadora do Programa Escola com Saúde da SMS, Arlete Maria de Sá Lima, a meta é atender individualmente 10 mil alunos de 24 escolas municipais. Para isso, foram formadas quatro equipes compostas, cada uma, por médico, enfermeiro, dentista, psicólogo, nutricionista e técnicos de outras áreas. “Cerca de 500 pessoas, incluindo os profissionais dos PSFs e Centro de Saúde, estarão envolvidas  neste trabalho”, disse a coordenadora.  Para este ano, o objetivo  do município é atender  45 mil alunos nas suas 98 escolas e 47 creches


O secretário de Saúde, Lamartine Godoy, destacou a importância do programa. Segundo ele, uma pesquisa elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2008/2009, aponta que uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. “Com o controle da obesidade, busca-se também a prevenção de doenças como diabetes e hipertensão”, frisou Godoy.


Solenidade

A solenidade de abertura da Semana de Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência será realizada na próxima segunda-feira (05-03) na Escola Municipal Cândido Mariano da Silva Rondon, no bairro Alvorada, às 9hs. Estarão presentes o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, os secretários Lamartine Godoy, da Saúde, e Permínio Pinto Filho, da Educação, além de outras autoridades do município.