Saúde /

22 de Outubro de 2010 17h41

SMS realiza palestra sobre Saúde do Homem para operários

22/10/2010

Ana Paula Soares-Assessoria - SMS

Nesta segunda-feira (25-10), a partir das sete horas, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS realiza uma palestra sobre Saúde do Homem direcionada aos funcionários da Construtora Tocantins. Cerca de 40 profissionais da construção civil serão contemplados com informações sobre os programas do Ministério da Saúde - MS, direcionados aos homens.

A enfermeira Ana Cristina Verhalen, responsável pelo Programa da Saúde do Homem em Cuiabá, será a palestrante. Segundo afirmou, ela pretende levar ao público informações sobre as doenças que mais atingem os homens, formas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e outras informações dentro do Programa Saúde do Homem.

“Vamos levar informações sobre as principais doenças que afetam os homens. A prevenção de rotina pode evitar isso. Vamos esclarecer dúvidas e orientar todos os trabalhadores sobre o programa Saúde do Homem do MS”, explicou Ana Cristina.

No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, violência e acidentes de trânsito são responsáveis por 41% das mortes na faixa etária entre 20 e 24 anos. A não adesão às medidas de saúde integral por parte dos homens leva ao aumento da incidência de doenças e de mortalidade.

Números do MS mostram que, do total de mortes na faixa etária de
20 a 59 anos – população alvo da nova política -, 68% foram de homens. Ou seja, a cada três adultos que morrem no Brasil, dois são homens, aproximadamente. Os últimos dados de óbitos consideram o ano de 2005.

Além disso, números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 63,20 para 68,92 anos de 1991 para 2007, ela ainda se mantém 7,6 anos abaixo da média das mulheres.

Na América Latina, o Brasil desponta como pioneiro nessa ação. Em todo o mundo, só três países tomaram a decisão de programar políticas focadas na prevenção e promoção à saúde masculina: Brasil, Austrália e Irlanda.

 

Maiores informações:
3617-7379 / 9976-2555