/

22 de Novembro de 2010 07h10

SMS realiza ação de limpeza no Distrito de Aguaçu

22/11/2010

Ana Paula Soares-Assessoria SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa, em parceria com a Escola Municipal Rural Udeney Gonçalves de Amorim, localizada no Distrito de Aguaçú, da Ação de Mutirão de Limpeza Contra a Dengue. O evento acontece nessa segunda feira, (22-11), das 9 às 17 horas com concentração  na própria escola Rural Udeney Gonçalves de Amorim. Os integrantes do Mutirão irão visitar os 220 imóveis existentes na localidade.

Idealizada por professores e alunos daquela instituição, a Ação de Mutirão de Limpeza Contra a Dengue será realizada em parceria com a Vigilância a Saúde e Ambiente (DIVISA), Centro de Controle de Zoonoses CCZ,  juntamente com técnicos e agentes comunitários de saúde do PSF local e funcionários da Regional Oeste.

A responsável técnica pelo setor de Educação em Saúde da DIVISA, Simone Cristina da Costa, que está a frente do Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue, explicou que esse mutirão não faz parte do programa “Todos Contra a Dengue” da SMS, mas à Ação de Mutirão faz parte do calendário da  "Semana D”.

“Representantes do Comitê Estadual e Municipal de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue, juntamente com um membro do Rotary, Sr Paulo, parceiro de ambos os Comitês, estarão presentes na abertura deste mutirão. Esta programação faz parte do calendário da  "Semana D", proposto aos municípios pelo Comitê Estadual.”, destacou a técnica.

De acordo com Simone, as parcerias foram bem específicas. Do CCZ doze agentes de Saúde Ambiental e um biólogo ficarão responsáveis pela vistoria, coleta e tratamento dos depósitos não removíveis e orientação por meio de material informativo. Todos os técnicos e agentes comunitários de saúde do PSF local acompanharão os Agentes de Saúde Ambiental, dando suporte na orientação junto a comunidade.

Os alunos e professores darão suporte à coleta do lixo considerado como potencial criadouros do mosquito da dengue,com uso de luvas e sacos plásticos. Já a equipe da Regional Oeste ficará responsável pelo caminhão para coletar o lixo recolhido.

O que : Mutirão de Limpeza Contra a Dengue

Data: 22 de Novembro

Horário: 09:00 às 17:00h

Local de concentração: Escola Municipal Rural Udeney Gonçalves de Amorim

 

Maiores informações:
3617-7379