Saúde /

28 de Novembro de 2011 17h16

SMS desenvolve ações alusivas ao Dia Mundial de Combate a Aids

28/11/2011

JC-Patricio/SMS-8452-3501

 

Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá está promovendo uma série de ações alusivas à data, realizando palestras e blitzes e educativas em vários pontos da cidade. Na noite desta segunda-feira haverá blitz educativa no Shopping 3 Américas, com distribuição de folhetos, camisinhas masculinas e femininas e gel lubrificante. A equipe está preparada para tirar dúvidas da população sobre qualquer assunto relacionado às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids). No dia 30, quarta-feira, a blitz será no Shopping Pantanal, também no período noturno. A definição dos dias e horários das blitzes se deu em razão dos locais escolhidos oferecerem sessões de cinema mais baratas, o que provoca um grande afluxo de pessoas, especialmente jovens.

No dia 1º de dezembro as equipes vão concentrar suas atividades em período integral no Ganha-Tempo da Praça Ipiranga e no Big-Lar da Miguel Sutil. No mesmo dia, uma tenda será armada no Parque Mãe Bonifácia nos períodos matutino (das 6h30min às 8h30min) e vespertino (das 16hs às 19hs,) horários que concentram maior número de freqüentadores para atividades físicas e de lazer.

Várias palestras estão programadas para esta semana em empresas e hospitais públicos e privados. Empresas e instituições que queiram participar das ações podem solicitar material na Diretoria de Atenção Secundária da SMS, através do telefone 3617-7366, como já fizeram o Hospital Universitário Júlio Muller, Laboratório Carlos Chagas, Polícia Civil e outros.

Para o secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy, é importante o envolvimento de toda a sociedade no combate à doença. “Só com informação, conscientização e esforço de todos vamos conseguir diminuir os índices de pessoas acometidas por doenças sexualmente transmissíveis. Cada um de nós precisa fazer a sua parte”.

De acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids da SMS, Rosane Fontes, o município está investindo também na capacitação dos profissionais de saúde. Com o objetivo de melhorar ainda mais a detecção da doença e o atendimento à população, médicos, enfermeiros e técnicos tiveram na semana passada cursos de “Abordagem Sindrômica”, “Transmissão Vertical” (da mãe para o feto) e de “Testagem e Aconselhamento’’.

Nos dias 5 e 6 de dezembro um curso de “Teste Rápido para Detecção da Aids” será oferecido às equipes das policlínicas de Cuiabá. Estas unidades estão dotadas de Centro de Testagem e Aconselhamento para atender os pacientes.