Saúde /

29 de Setembro de 2011 17h04

SMS alerta para surto de toxoplasmose em Cuiabá

29/09/2011

JC Patrício- SMS Cuiabá: 8452-3501

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá fez hoje um alerta para a existência de um surto de toxoplasmose na cidade. Esse alerta destina-se a todas as unidades de saúde do município, infectologistas, Conselho Regional de Medicina e à população em geral. Até agora, 30 casos foram identificados, sendo 18 com resultado laboratorial positivo. A maior ocorrência está em homens adultos, mas um caso em criança de 18 meses e outros quatro em adolescentes também foram registrados.

A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo vírus Toxoplasma gondii. Embora seja geralmente assintomática, pode evoluir para manifestações sistêmicas graves, daí a necessidade de cuidados e controle. Os felinos, especialmente gatos, são os principais hospedeiros do vírus e suas fezes a principal fonte de contaminação.

 De acordo com a médica-veterinária Moema Blatt, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da SMS (CIEVS), estima-se que de 70% a 95% das pessoas são soropositivas para toxoplasmose, porém não desenvolvem a doença.

Em entrevista coletiva, o secretário-adjunto de Saúde, Euze Carvalho, informou que a SMS está tomando todas as precauções para evitar a proliferação da doença. Entre as primeiras medidas adotadas estão a investigação de cada caso e reforço na fiscalização sanitária em estabelecimentos relacionados com produtos e serviços passíveis de funcionar como foco de infecção.

Embora alguns pacientes tenham relatado o consumo de suco de açaí em período anterior aos sintomas, ainda não há dados suficientes para atestar a bebida como fonte da doença.

Prevenção

Os principais sintomas da toxoplasmose são febre, dor muscular, gânglios inchados no pescoço e na nuca, manchas avermelhadas no corpo, aumento do fígado e baço entre outros. Quem apresentar quadro como esse, deve procurar um médico. O tratamento é feito com antibióticos.

Euze Carvalho disse que para prevenir a toxoplasmose as pessoas devem evitar o consumo de carnes cruas ou mal cozidas, especialmente de porco e carneiro. Devem também beber água de origem segura e evitar contato com areia e terra que possam conter fezes de gatos.

A toxoplasmose não é transmissível de uma pessoa para outra, exceto por via intrauterina. A infecção transplacentária ocorre em 40% dos fetos de mães que adquirem a doença. As consequências podem ser malformações congênitas no feto.  Portanto, as mulheres grávidas devem redobrar os cuidados para evitar a contaminação.