Saúde /

20 de Maio de 2011 19h15

Sintrace destaca vontade política de Galindo

20/05/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

À imprensa, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Combate a Endemias, Wilson Cutas, afirmou hoje (20-05) à tarde, na sede do Senai/Fiemtec, por ocasião da efetivação dos agentes contratados em servidores do Município, que o prefeito Chico Galindo "cumpriu, de forma relâmpago, uma reivindicação da categoria que se arrastava há muitos anos". O dirigente sindical externou estar emocionado pela celeridade do processo na atual gestão. "Ficamos realmente surpresos com a boa-vontade política do prefeito em resolver esse assunto. O que parecia difícil, e que iria se arrastar mais ainda, por muito tempo, resolveu-se de imediato. Nem temos palavras para exprimir nosso agradecimento".

A secretária do Sintrace, Romilda Farias da Silva, citou que seus colegas estavam já desiludidos de conseguir algo positivo, e m face das inúmeras tentativas de efetivação feitas, sem sucesso, com outros gestores. "Ninguém acreditava que isto pudesse se tornar a realidade que agora foi concebida pelo prefeito Chico Galindo. Houve seriedade, sensibilidade, empenho, do gestor do Município. Isto fez a diferença total a nosso favor".

Ela explicou que a emenda constitucional nº 51 já assegurava este direito, mas na prática ele não foi atendido. "A lei diz o seguinte: "Os agentes contratados até 14 de fevereiro de 2006 ficam dispensados de prestar processo seletivo, concurso público". Desde à promulgação dessa lei o Sintrace vinha lutando firme pela efetivação, finalmente realizada. Todos os agentes são agradecidos pela vontade política expressa do prefeito no ato de consolidar uma aspiração coletiva da categoria".

Romilda disse que a luta dos agentes, agora servidores municipais, não termina com a obtenção da efetivação. "Vamos ter mais benefícios, a exem plo de melhorias nas condições de trabalho". O secretário Antônio Pires, da Saúde (Cuiabá), também parabenizou os agentes pela conquista, "resultado do empenho profissional abnegado de uma categoria que não mede esforços para as coisas acontecerem da melhor maneira possível".

Para o vereador Domingos Sávio, reside aí um dos trunfos de uma gestão comprometida com a Justiça. "É uma grande conquista, sem dúvida. Recordo que foram vários debates, e um deles, a pedido meu, uma audiência pública, aconteceu ainda em 2003. De lá pra cá nos empenhamos com os agentes para que o pleito não ficasse engavetado, e para isto todos participaram, muitos aqui presentes, parlamentares e lideranças populares".

Sávio aplaudiu a rapidez com que a efetivação, via Sintrace e Associação dos Agentes Comunitários, foi conduzida pelo prefeito Chico Galindo, "praticamente horas depois de nos reunirmos e expor o pleito. Se existe vontade polít ica fica tudo fácil, provou o prefeito ao oficializar a efetivação reclamada há anos. Uma atitude rápida, humana, coerente com os direitos constitucionais. Só podemos parabenizá-lo por agir assim".

O deputado Valtenir Pereira fez algumas considerações sobre a forma como o processo está sendo conduzido em outros territórios mato-grossenses. "É importantíssima esta medida que o prefeito Chico Galindo hoje leva a efeito para realizar os atos necessários à efetivação, que é realidade. O ato municipal será homologado em juízo, para que ninguém questione sobre o direito de vocês".

Ao final da cerimônia, o prefeito Galindo agradeceu a presença do deputado estadual Guilherme Maluf, do deputado federal Valtenir Pereira, vereadores, secretários, lideranças comunitárias e, principalmente, dos agentes de Saúde, "com muita honra agora servidores municipais". Ele instituiu uma comissão (agentes e técnicos do Município) para a hom ologação do processo oficializado hoje. "Quanto à efetivação dos agentes comunitários e de combate a endemias não há mais nada que se discutir, é fato, estão efetivados; agora são servidores municipais. A comissão vai tratar apenas da papelada necessária à finalização de todo o processo, um procedimento burocrático, normal".