Saúde / Câncer de Boca

20 de Fevereiro de 2014 09h43

Segunda etapa do \"Programa permanente de Prevenção do Câncer de Boca\" será neste sábado (22)

20/02/2014

DANIELE DANCHURA

Divulgação

Mais uma etapa do "Programa permanente de Prevenção do Câncer de Boca" será realizada neste sábado (22) pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde. Desta vez, a campanha de prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal será no bairro Pascoal Ramos, na Clínica Odontológica, das 8h às 12h. 

A proposta é realizar as ações do projeto quinzenalmente aos sábados nas 10 Clínicas Odontológicas do município, sempre em parceria como o programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do Univag - Centro Universitário. 

A primeira etapa foi realizada no bairro Tijucal, no dia 8 de fevereiro. As equipes formadas por cirurgiões dentistas, técnicos em saúde bucal e estudantes do curso de Odontologia da Univag, atenderam 89 pessoas. Destas, 62 pessoas tinham entre 40 a 69 anos e 19 participantes relataram o hábito de fumar. Ao todo foram 50 mulheres e 39 homens. 

Quanto as doenças pré-existentes, 28 relataram ter hipertensão arterial fazendo uso de medicamento. Em relação as lesões bucais, 12 foram identificadas, com diagnóstico clinico de candidíase, fibroma, hiperplasia fibrosa inflamatória, leucoplasia entre outros. Essas alterações foram encaminhadas ao cirurgião bucomaxilofacial do Centro de Especialidade Odontológica do Tijucal (CEO) para a realização de exames complementares como citologia esfoliativa e biópsia.  

O programa de Prevenção do Câncer de Boca tem como objetivo principal detectar lesões bucais em pessoas com idade acima dos 40 anos e com o hábito de fumar e/ou consumir bebidas alcoólicas, ou seja, justamente o grupo de risco da doença. 

Durante o evento, além da realização de exames bucais, também são entregues folders educativos, distribuição de kits de higiene bucal, são realizadas orientações de como fazer o auto-exame bucal, além de informações sobre principais fatores de risco para o câncer de boca como o tabagismo, o etilismo, a radiação solar e atualmente as infecções pelo papiloma vírus humano (HPV).

Além dos cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal do município, o Programa conta com a parceria da LACCanBo/MT (Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca de Mato Grosso) e discentes do Curso de Odontologia do Univag, que estarão sob a supervisão da profª. Drª. Diurianne França, que também é cirurgiã-dentista e compõe a equipe do município. 

"Essas ações são muito importantes para, além de prevenir o câncer de boca por meio de exames, orientar a população a se prevenir e também a fazer o auto-exame, por que o prognóstico para Cuiabá é preocupante. As estimativas para o ano de 2014 no município é de 60 casos novos de câncer de boca, desses 40 em homens e 20 em mulheres", explicou.

 

Serviço

O quê: Etapa do "Programa Permanente de Prevenção do Câncer de Boca"

Onde: Clínica Odontológica do bairro Pascoal Ramos - Avenida Benedito Antônio, s/n – na Policlínica do Pascoal Ramos.

Quando: sábado, dia 22 de fevereiro.

Horário: das 8 às 12 horas.