Saúde /

15 de Agosto de 2011 11h35

Segunda etapa da vacinação contra pólio e sarampo supera expectativa em Cuiabá

15/08/2011

JC Patricio/SMS

Dados preliminares do dia “D” da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite indicam que Cuiabá já cumpriu no sábado, no mínimo, 40% da meta de vacinação prevista. O segmento da campanha contra o sarampo também apresentou bom resultado, atingindo índice superior a 30%. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ivanete Fortunato, o sucesso da campanha no primeiro dia se deve à estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e ao fato de a população atendido o chamado das autoridades sanitárias.

A campanha de vacinação prosseguirá até o dia 16 de setembro. Até  lá, a expectativa é vacinar mais de 43.205 crianças com menos de cinco anos de idade contra a pólio; 50.167 crianças de 1 a menos de 7 anos devem receber a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.

O DIA D

O primeiro dia da campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo, ocorrido no sábado (13-08), foi movimentado em Cuiabá. Milhares de pais levaram seus filhos para tomar as doses protetoras. A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou um contingente de 638 funcionários para atender à população nas 86 unidades básicas de saúde (PSFs e centros de saúde). Houve vacina para atender a todos e tudo transcorreu em clima de normalidade.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Ivanete Fortunato, a mesma estrutura estará à disposição da população até o dia 16 de setembro, data de encerramento da campanha. A coordenadora enfatizou, mais uma vez a importância das vacinas. “A poliomielite está erradicada no Brasil mas ainda existe em outras partes do mundo e as campanhas de vacinação são fundamentais para manter o vírus longe de nossas fronteiras”. Quanto ao sarampo, neste ano já foram registrados novos casos da doença. “Embora a maioria das contaminações tenham ocorrido fora do Brasil, é importante fazer um reforço, pois a vacina é a única medida preventiva. Por isso, os pais não podem perder essas campanhas e colocar os cartões de seus filhos em dia”, afirmou.

O secretário adjunto de Saúde da capital, Euze Carvalho, que declarou aberta a campanha em solenidade no Centro de Saúde do Jardim Independência, reforçou a importância da vacinação, lembrando que a poliomielite pode levar à paralisia infantil; e que o sarampo é uma doença grave, que pode levar à morte. A vacina é a única forma de proteção. “Levar os filhos para vacinar é um dever dos pais e um direito da criança. Nós montamos uma estrutura com condições de atender a todos nesta campanha”.

A dona de casa Luzinete Novaes dos Santos levou os dois filhos, de 4 e 6 anos de idade, para vacinar no CS do Jardim Independência. “É muito bom que as crianças contem com essas vacinas porque a gente fica tranquila ao ver que elas estão protegidas”, disse.

Amarildo Lopes Aquino levou o sobrinho Renan, de 3 anos, e a filha Fabrizia, de um ano e meio. “Esta é uma obrigação que faço com o maior prazer. Não tem alegria maior para um pai e uma mãe do que a certeza que seus filhos estão livres do risco de pegar doenças tão perigosas”, declarou.