Saúde /

24 de Outubro de 2012 14h31

Secretários Huark e Lamartine inauguram reforma geral no Serviço de Assistência Especializada

24/10/2012

João Carlos Queiroz - SMS (65) 3617.7377

As obras de reforma consolidadas no SAE - Serviço de Assistência Especializada - do Grande Terceiro foram inauguradas nesta quarta-feira (24-10), pelos secretários municipais de Saúde, Huark Douglas Correia, e Governo, Lamartine Godoy Neto. Os serviços consumiram 75 dias, a um custo de R$ 91 mil reais, informou o diretor de Projetos e Obras da Secretaria Municipal de Saúde, Valdomiro Antônio Filho. Outras inaugurações acontecerão nos próximos dias, adiantou o técnico, a exemplo do Caps Ad III Adolescer, Policlínica do CPA I, PSFs - Programa de Saúde da Família, UPAs e Centros de Saúde.   

"No caso deste SAE, o término dos serviços ficou bem abaixo do prazo estipulado no contrato, que é de 90 dias. A unidade foi totalmente readequada para poder cumprir suas atribuições com mais agilidade e conforto aos usuários. Este prédio sequer dispunha de rede elétrica, interligada ao Centro de Saúde do Grande Terceiro. Isso também foi resolvido", explicou Valdomiro.

O secretário Huark parabenizou o então gestor da Saúde, Lamartine Godoy Neto, por levar avante os trabalhos de reforma no SAE, reivindicação dos profissionais ali lotados. "Lamartine concebeu e realizou este projeto. E vocês prestaram o acolhimento de pacientes enquanto as obras de reforma aconteciam. Foi uma demonstração espontânea de profissionalismo sensível". Huark ainda elogiou a atenção especial dispensada pelo SAE aos pacientes portadores do HIV e hepatite.

Lamartine, que representou o prefeito Francisco Galindo na cerimônia de inauguração, endossou as palavras elogiosas de Huark em relação ao empenho dos servidores da Saúde. "Sem o carinho dos servidores, tudo ficaria bem difícil. Este SAE é referência de como o ser humano deve ser acolhido e tratado. E tem sido assim em outras unidades da Saúde, efetivamente em estágio avançado para prestar bons serviços à população. É o legado a ser deixado pela administração do prefeito Francisco Galindo ao próximo gestor. Que ele dê continuidade aos projetos de melhoria gradual na Saúde. Se isto for feito, teremos um quadro de Saúde melhor nos próximos quatro anos, e assim sucessivamente".

Também se pronunciaram na inauguração a coordenadora do SAE, Daisi B. Maia, Michelle Kim Guimarães (diretora de Atenção Secundária) e Rosane Merciano (coordenadora do Centro DST Aids/Hepatite). Para Daisi, a entrega do SAE reformado se constitui em vitória para os servidores daquela unidade. "O trabalho de Márcia Quat não pode ser esquecido, pois ela também se empenhou muito por isso. Ficamos felizes por constatar que os usuários terão aqui um acolhimento mais confortável e ágil. A SMS tem olhado com atenção constante para esta unidade".

Entenda o trabalho do SAE

- O SAE - Serviço de Assistência Especializada em HIV/aids e hepatites virais do Grande Terceiro é uma unidade da Prefeitura de Cuiabá-MT.

- Os serviços ambulatoriais em HIV e aids realizam ações de assistência, prevenção e tratamento aos portadores. O objetivo é prestar um atendimento integral e de qualidade aos usuários, o que é feito por meio de equipe de profissionais de Saúde (médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores, dentistas, etc...)

- Atividades principais: cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico; atendimentos em infectologia, ginecológico, pediátrico e odontológico; controle e distribuição de antirretrovirais; orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção; atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DST, aids e hepatites virais.

- Com a reforma e readequação deste serviço em Cuiabá, os usuários do SAE têm um ambiente acolhedor à disposição, possibilitando o planejamento e a implantação de outras atividades para melhoria da qualidade de vida das pessoas que portam HIV e Aids, bem como a estruturação do serviço de Educação em Saúde na comunidade, o que facilitará minimizar a epidemia e acessar informações e insumos.