Saúde /

17 de Janeiro de 2011 17h00

Secretário se reúne com o Prefeito para discutir informatização na Saúde

17/01/2011

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

O secretário de Saúde de Cuiabá, Maurélio Ribeiro, recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (17-01) a visita do Prefeito Chico Galindo. A pauta de discussões norteou aspectos de informatização e segurança da rede de assistência SUS (Sistema Único de Saúde), oportunidade em que o prefeito conheceu os processos de informatização do atendimento e de regulação dos pacientes da Capital. Segundo Maurélio Ribeiro, o processo  de cadastramento está em fase de implantação em Cuiabá.

De acordo com o secretário, a Central de Regulação realiza o cadastramento de pacientes e emite o Cartão SUS ao usuário. O objetivo é interligar o sistema da central de regulação com todas as demais unidades de Saúde.

No PSF do Despraiado o atendimento já está interligado e possui atendentes capacitados para realizar o cadastramento. Os pacientes que são atendidos pela rede de Saúde através da ficha ou prontuário eletrônico interligado ao sistema, o que facilitará o atendimento e obter o quadro clínico dos pacientes.

Maurélio Ribeiro ressaltou ainda a dificuldade que os profissionais da Saúde enfrentam no dia-a-dia com a segurança do local. Ele discutiu a necessidade de implantar um sistema de monitoramento de segurança nas unidades de Saúde através de câmeras.

O chefe do Executivo Municipal argumentou que é preciso fazer um Projeto e buscar o levantamento de custos para viabilizar a implantação. Galindo esteve acompanhado por sua equipe técnica e destacou a importância de “somar esforços para avançar”.
Próximo encontro

O Prefeito Chico Galindo irá discutir na próxima segunda-feira (24-01) sobre o Planejamento do Controle de Medicamentos da Capital. Segundo o prefeito, o objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento de armazenagem e distribuição dos medicamentos que são fornecidos para as unidades de Saúde.