Saúde /

08 de Setembro de 2011 11h51

Secretário de Saúde de Cuiabá visita policlínicas no feriado

08/09/2011

J.C Patrício - 3617-7379/ 8452-3501

 

O novo secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, aproveitou o feriado de 7 de Setembro para visitar pessoalmente e conhecer o funcionamento de duas policlínicas da capital. Godoy conversou com médicos e funcionários da Policlínica Dr. Henrique de Aquino, do CPA I, e da Policlínica Dr. Clóvis Pitaluga de Moura, no bairro Planalto. Ele estava acompanhado do secretário-adjunto de Gestão, José Neves Gontijo.

Na Policlínica do CPA I, o principal problema relatado ao secretário foi a falta de espaço físico. A atual sede é considerada pequena para a demanda da região. Godoy explicou que este problema será resolvido com a construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no bairro Morada do Ouro, prevista para funcionar a partir de março do ano que vem. O secretário visitou também a área onde será construída a UPA.

Com seis médicos plantonistas capacitados para o atendimento de urgência e emergência, a UPA da Morada do Ouro vai funcionar 24 horas, bem como a unidade que será construída no Pascoal Ramos. Cada UPA contará com consultórios de clínica médica (2 cirurgiões, 2 clínicos e 2 pediatras), sala de raio X, sala de gesso, além de 20 leitos de observação, onde os pacientes poderão ficar no máximo 24 horas.

A atual policlínica da Morada do Ouro deve passar por reformas para abrigar uma unidade do Programa da Saúde da Família (PSF).

Na Policlínica do Planalto, o secretário Lamartine Godoy percorreu todas as dependências e verificou o funcionamento dos equipamentos e a rotina do atendimento diário. Na farmácia da unidade, o secretário foi informado de que estão em falta apenas remédios de uso psiquiátrico. Godoy explicou que os medicamentos já foram comprados pelo município, mas a indústria farmacêutica está tendo dificuldades na aquisição dos sais necessários para a produção de psicotrópicos. Superado esse problema, o abastecimento será normalizado.

O secretário de Saúde informou que pretende visitar todas as policlínicas e conhecer também o funcionamento das unidades básicas de saúde do município. Cuiabá tem hoje seis policlínicas e 86 unidades na rede básica, formada por centros de saúde, PSFs e clínicas odontológicas.