/

23 de Novembro de 2011 16h57

Secretário de Saúde de Cuiabá inspeciona finalização das obras do Pronto Socorro

23/11/2011

JC Patrício - SMS: 3617-7379/ 8452-3501


O secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy, realizou uma vistoria nas obras de reforma no Pronto-Socorro de Cuiabá, nesta terça-feira (23-11). Os trabalhos começaram há um mês, depois que parte do forro de gesso das salas de urgência e emergência do PS caiu. O departamento de Obras da Secretaria Municipal de Saúde constatou falhas no projeto e na execução das obras do telhado, o que levou o secretário a contratar outra empresa para refazer os serviços, repassando os custos da nova reforma para a empreiteira originalmente contratada.

Oficialmente, as obras serão entregues nesta quinta-feira (24-11), mas os setores vão passar ainda por limpeza geral e desinfecção, até a retomada plena do atendimento de urgência e emergência na segunda-feira (28-11). No início da próxima semana, o Pronto-Socorro de Cuiabá reabre as alas Vermelha e Amarela e o atendimento volta ao normal, de acordo com diretor geral da unidade, Ronaldo Taques.

Conforme informações do diretor de Projetos e Obras da Secretaria Municipal de Saúde, Valdomiro Antônio Filho, todo o telhado frontal do PS, onde se localizam as salas Vermelha e Amarela, foi substituído. Também foi realizado o redimensionamento das calhas, o que possibilita agora escoamento total das águas, que antes, a cada chuva, provocava danos na estrutura e transtornos para funcionários e pacientes.

A transferência emergencial de parte dos pacientes da sala amarela e da UTI para o terceiro andar do Pronto-Socorro permitiu minimizar o impacto da paralisação temporária das salas Vermelha e Amarela.

Segundo o diretor de Projetos e Obras, o terceiro andar (que estava fechado) passou por adequações para suprir a demanda, e agora está pronto para receber novos leitos. Outros setores, como a ala infantil, também passaram por readequações e receberam pintura nova.

O secretário Lamartine Godoy determinou rigor no recebimento da obra amanhã. “Os nossos recursos são escassos e as necessidades da população são muitas. Por isso, temos que ser rigorosos no recebimento das obras. Dinheiro público precisa ser bem aplicado. Quem quiser prestar serviços na área da saúde já fica sabendo que não abrimos mão de qualidade e segurança”, alertou.