Saúde /

01 de Junho de 2012 17h23

Secretário de Saúde de Cuiabá afirma que "dengue é uma guerra ainda não vencida"

01/06/2012

JC Patrício/João Carlos Queiroz - (65) 3617-7377


O secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, afirmou, durante a coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (01-06), a série de atividades desenvolvidas pela SMS no combate à dengue e os recentes percentuais levantados pela pasta, que acusam redução expressiva no número de pacientes com a doença (dos 954 casos notificados há quatro semanas, hoje existem hoje 231).
 

Independente disso, frisou Lamartine, a SMS irá utilizar o sistema fumacê em 19 bairros da cidade, a partir de segunda-feira (04-06), trabalho previsto para ser encerrado dia 8 de julho. 

"O fumacê não resolve o problema da dengue, apenas minimiza. Cabe às pessoas atentarem para a possível existência de focos do aedes aegypti (vetor da doença) nos seus domicílios, comprovadamente locais de grande acúmulo de larvas. Se todos contribuírem, ica mais fácil banir o mosquito transmissor do município", disse o secretário. 

Seis veículos, cedidos pelo Ministério da Saúde, atuarão no fumacê. Os bairros Parque Cuiabá, Tijucal, Lixeira, Porto, Pedra 90, Jardim Vitória, Parque Atalaia, Dom Aquino, Pedregal, Jardim Florianópolis, Paraíso I e II, Colorado, Ribeirão do Lipa, Despraiado, Altos da Boa Vista, São Matheus, Praeirinho e Bela Marina são algumas das comunidades focada na lista prioritária da SMS para receber o serviço. 

"Somente agora o Estado liberou os veículos, solicitados pela SMS desde o dia 14 de março. Numa reunião conjunta entre técnicos do Ministério da Saúde e do governo estadual, esses últimos informaram que o Estado não estava preparado para realizar o fumacê em função da falta de veículos específicos para realizar este trabalho, finalmente cedidos", explicou Lamartine Godoy.