Saúde /

07 de Novembro de 2011 14h00

Secretaria Municipal de Saúde presta atendimento à população no programa Valorizando Vidas

07/11/2011

João Carlos Queiroz - SMS (65) (65) 3617-7379/8405



Equipes da Secretaria Municipal de Saúde também atuaram no último sábado (05-11) no Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, no Campo Velho, em Cuiabá, projeto idealizado pela primeira-dama do Município, Norma Sueli Galindo. Além do trabalho desenvolvido pela área de Saúde, outras atividades da Prefeitura foram centralizadas no Centro Comunitário e na praça do bairro, com a presença das demais pastas e respectivos representantes, técnicos e diretores. 

Segundo avaliação da coordenadora de Assistência do Programa Escola com Saúde, Michela Lemos,este primeiro evento do Valorizando Vidas possibilitou um levantamento mais preciso da real situação de Saúde do Campo Velho. "A participação da comunidade foi realmente surpreendente nos dois turnos, vespertino e matutino. Percebemos que muitos moradores necessitam de orientação e de atendimento. No geral, essa experiência foi gratificante, por possibilitar a implantação de melhorias para a segunda fase do Valorizando Vidas, que terá lugar na Regional Oeste (Grande CPA) dentro de 15 dias, em local ainda a ser definido", disse.

As equipes da Saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e de endemias), segundo Michela, realizaram testes de glicemia (300), atendimento médico (20), aferição de pressão arterial (120), consultas de avaliação nutricional e com fisioterapeutas. Também  fizeram o encaminhamento das pessoas para serem atendidas no PSF - Programa de Saúde Familiar.

"As equipes da Saúde se mobilizaram ainda em visitas às residências do Campo Velho para orientar a comunidade sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue (aedes aegypti). Na praça, sede principal do evento, foram proferidas palestras sobre da saúde bucal, com distribuição de kits odontológicos".

O secretário Municipal de Saúde, Lamartine Godoy Neto, destacou que o programa Valorizando Vidas oportuniza ampliar o atendimento à população. "Sem dúvida, a primeira-dama, doutora Norma Sueli Galindo, acertou em cheio ao instituir uma iniciativa de largo alcance social, posto que abrange todos os setores da Municipalidade. É fator facilitador para o cidadão alcançar serviços com maior eficiência".