/

10 de Outubro de 2012 12h05

Secretaria Municipal de Saúde lança projeto 'Vida no Trânsito em Cuiabá'

10/10/2012

João Carlos Queiroz - SMS (65) 36


Nesta quinta-feira (11-10), às 14h30m, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá o lançamento do projeto 'Vida no Trânsito em Cuiabá'. A solenidade terá lugar na sede do órgão, Rua São Joaquim, 315, Porto. Serão apresentadas as equipes técnicas de trabalho, com exposição detalhada do projeto (recursos do Ministério da Saúde) e a elaboração de proposta de formação das subcomissões. Representantes da Saúde Estadual, SMTU, Detran/MT, Polícia Militar, UFMT, Divisa, HPSMC, Atenção Básica e Secundária (SMS) e da Educação confirmaram presença.

 Segundo explicou o secretário adjunto Euze Carvalho (SMS), trata-se da primeira reunião do comitê instituído para analisar e buscar soluções no sentido de reduzir o alto índice de acidentes de trânsito, que tem sido contabilizado mensalmente na capital. "O projeto, em si, objetiva implementar ações de promoção à Saúde e de prevenção de acidentes de trânsito em Cuiabá”. “Tais sinistros” - observa o médico - "resultam em óbitos e sequelas por vezes irreversíveis às vítimas, além de custos elevados junto ao SUS".

Um dos coordenadores do trabalho, médico Fábio Liberalli, acentuou que, na prática, esse projeto já acontece no município de Cuiabá. "A SMS tem treinado enfermeiros e assistentes lotados nos PSF - Programa de Saúde da Família para que conscientizem a população sobre a extensão drástica dos acidentes. A proposta é para que as pessoas se mantenham mais alertas quando estiverem expostas no trânsito. Dessa forma, os percentuais tendem a ser reduzidos progressivamente".

Mensalmente, cerca de 600 acidentados dão entrada no Pronto-Socorro de Cuiabá, vítimas de atropelamento, quedas e colisões com bicicletas, carros e motocicletas, apontam os registros. A unidade hospitalar de Urgência e Emergência contabiliza cerca de 23 óbitos/mês apenas com referência a ocorrências do tipo.