Saúde /

12 de Dezembro de 2012 10h49

Secretaria Municipal de Saúde entrega diplomas a 132 agentes comunitários

12/12/2012

João Carlos Queiroz - (65) 3617-7377


A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá entregou nesta terça-feira (11-12), no Hotel Fazenda Mato Grosso, diplomas para os 132 agentes comunitários de saúde do município que participaram do curso de qualificação da categoria, iniciado no dia 27 de agosto. O treinamento, a cargo de 19 profissionais de enfermagem da rede municipal de Saúde, se encerra oficialmente no próximo dia 21, informou a diretora de Atenção Básica da SMS, Arlete Maria de Sá Lima. Ela disse que esta capacitação é de extrema contribuição para a melhoria das atividades de Saúde desenvolvidas pelos agentes.
 

"Eles (agentes) são os elos de ligação entre as unidades básicas de Saúde e a comunidade. Afinal, foram escolhidos pela comunidade, e é lá que atuam, em contato direto com as pessoas que os conhecem. O presente curso representa peça auxiliar para maior qualidade dos serviços que prestam aos comunitários. Eles se integram agora aos 270 já capacitados e em atuação nos 65 PSFs existentes no município". 

O secretário de Governo de Cuiabá, Lamartine Godoy Neto, representou o prefeito Francisco Galindo. Na condição de paraninfo dos formandos, destacou a importância do trabalho executado pelos agentes de Saúde. "Orgulho-me de paraninfar esta turma. Vocês atuam com espírito idealista. O esforço que empreendem no dia a dia é visível, sempre focado em dar o melhor de si, parabéns!" 

Lamartine ainda se comprometeu a levar até o prefeito eleito, Mauro Mendes, o pleito coletivo dos 132 agentes de saúde, que desejam ser efetivados como servidores do município. Explicou que eles não foram amparados pela lei que efetivou seus colegas pelo fato de a contratação no cargo de agente de saúde acontecer após 2008. "Mas podem contar comigo", garantiu Godoy. "O prefeito Francisco Galindo reconheceu e efetivou seus colegas. O eleito, Mauro Mendes, também é pessoa sensível, sabe reconhecer a luta dos seus colaboradores. Não será diferente na Prefeitura". 

Também presente à cerimônia de diplomação dos agentes, o titular da Saúde em Cuiabá, Huark Douglas Correia, explicou que o nível técnico do curso segue padrões recomendados pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário, 'aprimorar é essencial para crescer, expandir-se. E na Saúde não é diferente', observou. 

"Ao capacitarmos nossos servidores, objetivamos melhorar o atendimento prestado pelo Município na rede Básica de Saúde. A qualidade dos serviços de Saúde é que garante avanços consecutivos em outros segmentos em qualquer lugar. Se a Saúde não funcionar a contento, outros setores ficam automaticamente comprometidos".