Saúde /

21 de Setembro de 2012 11h32

Secretaria de Saúde equipa suas unidades com novos computadores

21/09/2012

João Carlos Queiroz - (65) 3617-7377


Numa iniciativa do secretário Lamartine Godoy Neto, a Secretaria de Saúde de Cuiabá está equipando suas unidades com novos computadores. Este projeto objetiva descentralizar os sistemas, a fim de facilitar o atendimento aos pacientes na rede pública municipal. A emissão do Cartão SUS, por exemplo, observa o titular da Pasta, já foi descentralizada.
 

"Antes, filas enormes se formavam nas imediações do Centro de Especialidades Médicas – CEM apenas para que as pessoas pudessem emitir o Cartão SUS. Depois que várias unidades Básicas da SMS assumiram esse encargo, por conta da modernização computadorizada, essas filas não existem mais, para maior comodidade dos pacientes". 

Com os novos computadores em fase de instalação, adianta o secretário, o próximo passo da SMS é iniciar processo idêntico com outros sistemas de informações que se fazem necessários para melhor estruturação dos diversos serviços disponibilizados pelo município. As unidades equipadas serão capacitadas para se adequar ao novo sistema vigente, oportunidade em que as equipes ali lotadas receberão senhas e códigos individuais. 

Lamartine destacou que informatizar a Saúde constitui-se numa das metas da presente gestão, a despeito de todos os desafios verificados no atendimento da rede municipal em Cuiabá, por conta da demanda crescente. 

"Ao informatizar a rede, avançamos na qualidade de prestação dos serviços de Saúde à comunidade. Isso significa mais agilidade no sistema e maior segurança na captação e armazenamento dos dados específicos a cada setor da SMS. Afinal, um órgão de Saúde que trabalha em bases informatizadas tem amplo percentual de eficácia, se comparada ao sistema convencional, em prática ainda na maioria das unidades interioranas e País afora". 

Ao todo, enumera a Coordenadoria de Tecnologia de Informação da SMS, foram adquiridos 150 computadores MegaWare  (início da presente gestão) e, recentemente, mais 85 HP, outra marca que se integra à nova geração computadorizada, além de outros seis, da DELL, utilizados no programa Tele -Saúde.   

Já os computadores que se encontravam nas unidades que vêm sendo equipadas serão remanejados para outros pólos da Saúde municipal, esclarece a CTI. Os técnicos lotados no setor salientam que esses equipamentos receberam configuração atualizada.