Saúde / Nota de Esclarecimento

20 de Março de 2014 22h21

Secretaria de Saúde descarta casos de tuberculose em servidores de PSF

20/03/2014

Tchélo Figueiredo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que não há confirmação de nenhum caso de contaminação de servidores dos Postos de Saúde da Família (PSF) 2 e 3, localizados no bairro Jardim Vitória, com a bacilo da tuberculose.

 

Todos os servidores lotados nessas duas unidades foram examinados clínica e laboratorialmente devido a suspeitas levantadas  em função de interpretações equivocadas de exames iniciais realizados pelo Laboratório Central de Cuiabá (Lacec), na semana passada.

 

A última avaliação foi feita na tarde desta quinta-feira (20.03) pelo médico infectologista do Hospital Universitário Júlio Muller, doutor Cor Jesus Fernandes Fontes, e todos os resultados deram negativos para tuberculose. Esta avaliação é conclusiva.

 

A Secretaria de Saúde reitera que as duas unidades foram fechadas para atendimento ao público desde a última quarta-feira (19.03), e assim permanecerão até esta sexta-feira (21.03), apenas para reparos, manutenção predial e do reservatório de água, fato que não guarda qualquer relação com a hipótese de contaminação dos servidores com qualquer doença.

 

A Secretaria esclarece também que já orientou o Laboratório Central de Cuiabá (Lacec) a elaborar Resultados de Exames de forma mais clara e objetiva para evitar equívocos nas interpretações ao encaminhá-los às unidades básicas de saúde, e reitera que apenas profissionais médicos estão capacitados a interpretá-los de forma correta.

 

As duas unidades de saúde voltarão a atender ao público normalmente na próxima segunda-feira (24.03).

 

Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeitura Municipal de Cuiabá