/

19 de Outubro de 2012 15h00

Secretaria de Saúde de Cuiabá realiza capacitação em Hanseníase

19/10/2012

Assessoria/SMS/Cuiabá

Nesta segunda (22-10), das 8 às 12 horas, e das 13h30m às 17h30m, o auditório da Unic, do Shopping Pantanal, localizado na avenida Rubens de Mendonça, sediará um curso de Capacitação em Hanseníase, promovido pela Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

O curso congrega vários módulos e duas turmas, divididas nos períodos matutino e vespertino. A coordenação explica que a capacitação abordará questões teóricas e práticas a respeito da hanseníase com os 350 integrantes da SMS, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas (Atenção Primária/Secundária) e profissionais do Sistema Penitenciário.

Na pauta dos trabalhos, os palestrantes vão elencar os sinais característicos da presença da hanseníase, além dos sintomas posteriores e as fases de tratamento e cura. O monitoramento das ações de controle da doença será discutido também pelos participantes, com o objetivo de realizar um diagnóstico precoce.

Conforme a enfermeira Mikaelle Taques, coordenadora Especial Assistencial de Educação e Saúde, da Atenção Básica da SMS, Mato Grosso está em 1º lugar, entre os estados brasileiros, em número de casos de hanseníase. Cuiabá já figura em 3º lugar no território mato-grossense.  "Infelizmente, somos liderança nacional nesse aspecto. Nada a comemorar, portanto. A hanseníase é uma doença seríssima, e deve ser tratada de imediato à sua descoberta". 

Ela ainda instrui para que as pessoas não protelem as providências que devem ser tomadas a partir da suspeita de hanseníase. "O procedimento correto é procurar uma unidade Básica de Saúde o quanto antes. É importante destacar que a hanseníase, desde que tratada a tempo e corretamente, tem cura", assinala a técnica.

Abaixo, a relação dos palestrantes, setores público e privado:

Dr. Sérgio Bianco (Avaliação Dermatológica)

Dra. professora Silvana Benevides (Protocolo de Hanseníase)

Responsável técnica e enfermeira Leidimar Zanim (Protocolo de Hanseníase)

Dra. Luciana Neder (Situação Clínica da Hanseníase)

Dr. José Cabral Lopes

Fisioterapeuta/especialista Benedita Gonçalves de Queiroz

Fisioterapeuta/especialista Ronilson Arruda de Moraes

Dr. Cléo Borges

Dr. Werley Peres

Mais informações: Imprensa SMS/João Carlos Queiroz (65) 3617.7377

Ou: Leidimar 3617-7364 e/ou 9609-5655

Mikaelle Taques (Atenção Básica da SMS) 3617.7364