Saúde /

28 de Agosto de 2012 16h27

Secretaria de Saúde de Cuiabá ministra curso para agentes comunitários

28/08/2012

João Carlos Queiroz-SMS-3617.7377

Numa iniciativa parceira entre as Secretarias de Saúde de Cuiabá e do Estado, desde ontem (27-08) acontece um curso de Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde (das 8h às 17h30) na Escola de Saúde, com a participação de 136 servidores da prefeitura.

Na abertura, o secretário adjunto de Gestão, Euze Carvalho, que representou o titular da Saúde em Cuiabá, Lamartine Godoy Neto, destacou a importância do curso "para o alcance de metas ainda mais abrangentes e positivas na área da Saúde". A médio prazo, previu, a Saúde tende a contabilizar excelentes resultados de atendimento à comunidade da Capital. Aprimorar os métodos de atuação das equipes é uma das normativas da Pasta, destacou.

A cerimônia de abertura ainda foi prestigiada pela diretora de Atenção Primária da SMS, Arlete Maria de Sá Lima, e o coordenador de Ações Básicas, Geraldo Guimarães. O curso será realizado integralmente na própria sede da Escola de Saúde, ministrado por técnicos da SMS e Estado. O treinamento dos agentes se encerra oficialmente no próximo dia 14 de dezembro, informou João Paulo Martins de Souza, coordenador da Regional Sul II.

"Este curso é voltado à capacitação inicial dos agentes lotados na rede municipal (Saúde). Trata-se de fator imprescindível para que os agentes possam atuar na comunidade. É o que estabelece a Lei 11.350, de 05.10.2006, artigo 3º, que aborda os requisitos para o exercício profissional de ACS (Agente Comunitário de Saúde). Pela lei, está implícito que o agente deve concluir o curso introdutório de formação. Isso significa o seguinte: para que possa exercer sua profissão, ele necessita ser qualificado a fim de que saiba como abordar a família, e ter conhecimentos básicos dos programas de saúde atendidos pela Atenção Primária em suas unidades".

O curso é composto de 400 horas, divididos em três módulos teóricos, explica o coordenador. "Na parte teórica, primeiro módulo, abordamos o processo de integração entre equipes de Saúde e a população assistida pela Unidade Básica de Saúde. No segundo, entra a fase de Planejamento e Avaliação das Ações de Saúde, no âmbito da UBS. E no terceiro módulo, o tema é Promoção Social, Proteção e Desenvolvimento da Cidadania, no âmbito social. Na parte prática, os mesmos serão acompanhados por preceptores nas unidades de Saúde, a fim de que desenvolvam as competências básicas do exercício profissional".

Na opinião de Rosemari Melo, coordenadora da Regional Leste I, este curso é importante em todos os aspectos. "O agente comunitário é, por si só, o primeiro elo entre comunidade e ESF - Estratégia de Saúde da Família (antigo PSF). É quem faz a captação dos problemas existentes em determinada comunidade, intermediando o atendimento no setor no qual está lotado. Assim, torna-se mais fácil, menos burocrático, os serviços desejados pelas famílias na área de Saúde. O papel do agente é fundamental também nesse aspecto".