Saúde /

29 de Maio de 2012 14h37

Secretaria de Saúde de Cuiabá garante alcance da meta de vacinação contra o vírus influenza

29/05/2012

SMS - JC Patrício/João Carlos Queiroz


Com a prorrogação, em nível nacional, da Campanha de Vacinação contra o Vírus Influenza, de 28 de maio a 1º de junho (sexta-feira), o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Cuiabá tende a atingir o percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde, afirmou nesta terça-feira, o secretário titular da pasta, Lamartine Godoy Neto. "Cuiabá é um dos municípios que lutam para atingir esta meta, a exemplo de vários outros brasileiros. Existe muito empenho por parte das nossas equipes de vacinação", complementou.

O MS estabelece uma cobertura vacinal mínima de 80% da população, compreendida no grupo prioritário constituído por crianças de seis a dois anos, gestantes e idosos (60 anos ou mais). Na primeira fase da campanha, desenvolvida de 5 a 25 do mês corrente, a cobertura atingiu 68,96% das crianças em todo o país, 65,17%, em Mato Grosso e 6.919 (49,32%), em Cuiabá. Já no grupo das gestantes, o alcance percentual foi de 55,40 no Brasil. Em Mato Grosso, 52,28% e 2.630 (37,49%) das gestantes em Cuiabá foram vacinadas. Os idosos vacinados na capital do Estado somam 22.353 (49,88%). No geral, foram vacinadas 34.787 pessoas em Cuiabá, ou seja, 47,64%.

Conforme o secretário adjunto de Assistência e Saúde, Euze Carvalho, as equipes têm encontrado uma certa resistência no desenvolvimento da vacinação, principalmente por parte da população idosa. "Alguns até associam que essa vacina possa trazer desconforto físico, com reações alérgicas e outros problemas. Mas é algo raríssimo tais sintomas, está comprovado clinicamente. Se uma pessoa apresentar eventual estado gripal após ser vacinada, é porque já estava infectada", afirmou.

A diretora de Atenção Básica da SMS, Arlete Maria de Sá Lima, disse que as atividades de vacinação transcorrem sem problemas, antes e após a prorrogação determinada pelo Ministério da Saúde. "Nossas equipes atuam normalmente em Cuiabá, por vezes com atendimento caso a caso, com chamamento à população para que procure as unidades de Saúde do município. Dispomos de pessoal qualificado e vacinas em quantidade suficiente, a fim de atender a todos".

Para que a imunização contra a gripe aconteça, a SMS estabeleceu cronograma de vacinação nos Centros de Convivência de Idosos nesta quarta e quinta-feira (dias de baile nos CCIs, das 13 às 17 horas). Na quarta, equipes da SMS estarão presentes no Padre Firmo (Porto) e Maria Inês (CPOA 3); na quinta, nos CCIs João Guerreiro (Coxipó) e Aidée Pereira (Novo Horizonte).

Também as comunidades rurais do município cuiabano têm recebido equipes de vacinação. Nesta sexta, a SMS atenderá a comunidade Raizama, localizada na região do Pedra 90. Também os três shoppings da capital (Goiabeiras, Pantanal e Três Américas) e lojas da rede Modelo constam como postos rotativos das equipes de vacinação da SMS nos horários de pico, nesta sexta e sábado. A diretoria ainda instruiu para o atendimento contínuo feito nos Postos de Saúde da capital.