Saúde /

08 de Maio de 2012 13h46

Secretaria de Saúde de Cuiabá equipa Policlínicas com novas ambulâncias

08/05/2012

Assessoria/Saúde/Cuiabá - (65) 3617-7379


Cinco novas ambulâncias, da marca Fiat, foram entregues nesta terça-feira pelo secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy Neto, às coordenadorias das Policlínicas do Verdão, Planalto, Pascoal Ramos, Pedra 90 e Coxipó. Na oportunidade, a SMS também recebeu dois microônibus da Mercedes Benz, destinados ao transporte de pacientes do SUS que realizam hemodiálise.

Lamartine explicou que são ambulâncias locadas, o que significa pronta reposição em casos de problemas mecânicos ou de outra natureza. Ele salientou que, com elas, o usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) será beneficiado com um atendimento mais digno e ágil. "O prefeito Francisco Galindo determinou que esta melhoria na Saúde Pública de Cuiabá fosse providenciada. É uma satisfação poder ofertar mais este benefício à população. A Saúde do município tem avançado gradualmente".

As antigas ambulâncias, adquiridas em 2008, integrantes da frota própria da SMS, depois de submetidas à manutenção, serão disponibilizadas para outros setores da Saúde, a exemplo da Atenção Básica, PSF - Programa de Saúde da Família e distritos da Guia e Aguaçu. "A Guia não contava com ambulância própria para atender a zona rural. Agora terá uma", adiantou o secretário.

A diretora da Atenção Secundária, Michelly Kim Guimarães, observou que essa agilidade representa muito em casos de urgência e emergência, quando o paciente precisa ser transportado até as policlínicas ou para alguma unidade hospitalar especializada. "Por serem locadas, existe uma ambulância reserva para substituir o veículo que eventualmente apresentar qualquer problema. Trata-se de garantia fundamental nas ações de atendimento da rede municipal de saúde".

Na opinião do coordenador da Policlínica do Pedra 90, Wagson Costa, esta nova ambulância “chega em boa hora”, em face da demanda diária de pacientes na unidade que administra. "É sempre bom contar com equipamentos novos na realização de algum serviço. E na área da Saúde isto é crucial, pois rapidez pode ser o fator decisivo no salvamento de vidas".