Saúde /

21 de Setembro de 2011 14h58

Secretaria de Saúde de Cuiabá e Estado firmam cooperação para realizar cirurgias pediátricas

21/09/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 8452-3610

A Prefeitura de Cuiabá, o Governo do Estado e o Hospital Geral Universitário (HGU) firmaram cooperação técnica, nesta quarta-feira (21-9), com objetivo oferecer os serviços de cirurgias pediátricas cardíacas e neurológicas,  através do Sistema Público de Saúde.

Com o acordo o secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, a nova metodologia de trabalho vai diminuir a judicialização que tem ocorrido no sistema de saúde de Cuiabá, além de garantir mais qualidade no atendimento e economia. “Nossa intenção é melhorar o serviço, e em decisão conjunta, chegamos à conclusão que a parceria entre Estado e Município irá garantir agilidade e qualidade na realização das cirurgias”.

Atualmente as cirurgias são feitas, em sua maioria por meio de liminares judiciais, em hospitais particulares, fato que gera custos até quatro vezes maiores para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Lamartine Godoy, nove profissionais ficarão à disposição do HGU, a partir do dia 1º de outubro, para atendimento desses pacientes. O Estado irá repassar ao Município recursos na ordem de R$ 600 mil para a instalação da unidade.

O prefeito Chico Galindo declarou que a parceria entre o Executivo Municipal e Estadual se estenderá a outros setores além da Saúde. “Essa é apenas uma ação que iremos desenvolver juntamente com o Estado, ainda temos outras que estão em negociação”.

A previsão é de as cirurgias sejam realizadas no HGU a partir da primeira quinzena de outubro, via Central de Regulação. Serão oferecidos 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva(UTI).