Saúde /

13 de Setembro de 2012 12h54

Secretaria de Saúde de Cuiabá credencia clínicas odontológicas no programa Brasil Sorridente do governo federal

13/09/2012

João Carlos Queiroz-SMS-3617-7379

Determinada a ampliar o atendimento odontológico à população de Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde credenciou quatro clínicas odontológicas da rede municipal no programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, garantindo assim os investimentos previstos no programa federal. As unidades credenciadas encontram-se instaladas no Jardim Vitória, Pascoal Ramos, Tijucal e Planalto.

“Agora, com esses investimentos obtidos junto ao MS será possível ampliar esse programa para mais 14 equipes de Saúde Bucal nos PSF - Programa de Saúde da Família”, explica o secretário Lamartine Godoy Neto. “Sei que os frutos desta realização não serão colhidos ainda este ano, mas tenho a satisfação de deixar este legado para nossa cidade”.

O atendimento odontológico especializado existe em Cuiabá desde 2009, mas somente agora (2012) a SMS promoveu a integração oficial desses serviços ao Programa Brasil Sorridente, com enfoque nas seguintes especialidades: Periodontia, Endodontia, Diagnóstico Bucal, Atendimento a Pacientes Especiais, Bucomaxilo facial, Prótese Dentária e Odontopediatria.

Segundo a Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS, a adesão ao Programa Brasil Sorridente representa expressivo ganho para a população cuiabana, que terá o atendimento odontológico ampliado e com maior agilidade no decorrer de todo o processo.

Presidenta Dilma quer avançar com programa

A presidenta Dilma Rousseff informou que o governo federal vai investir, até 2014, R$ 3,6 bilhões no Programa Brasil Sorridente, que prevê tratamento odontológico gratuito dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, quase 90% das cidades brasileiras contam com pelo menos uma das 21,7 mil equipes de dentistas e técnicos em saúde bucal.

“Estamos ampliando a parceria com estados e municípios. Estamos investindo cada vez mais para que a população possa tratar dos dentes desde a infância até a idade adulta. Isso significa prevenir as cáries, fazer uma obturação ou até um atendimento mais especializado, como é o caso do tratamento de canal ou de gengiva”, explicou.

O atendimento, por meio do Brasil Sorridente, é feito em postos de saúde e também nos 181 consultórios móveis destinados a localidades mais pobres e mais distantes. Outras mil unidades devem ser entregues até o final de 2013. Dados do governo indicam que, em 2011, mais de 150 milhões de consultas odontológicas foram feitas no país.

“Esse número vai crescer ainda mais, porque o governo federal vai, sistematicamente, comprar mais consultórios para oferecer mais serviços nos municípios brasileiros”, disse. Um dos serviços destacados pela presidenta é a colocação de próteses dentárias, já que a estimativa é que cerca de 4,3 milhões de adultos no Brasil precisem desse tipo de atendimento. Atualmente, apenas 1.304 municípios contam com laboratórios especializados para esse tipo de serviço.

De acordo com Dilma, o governo federal vai antecipar o repasse de recursos aos estados e municípios que organizarem mutirões de atendimento odontológico voltados a populações extremamente pobres, como as que vivem em áreas rurais e em assentamentos (Agência Brasil).