Saúde /

08 de Maio de 2012 14h00

Secretaria de Saúde de Cuiabá adquire microônibus para transportar pacientes de hemodiálise

08/05/2012

João Carlos Queiroz/JC.Patrício/Assessoria/Saúde/C


"Mais um avanço na Saúde foi consolidado hoje em Cuiabá", afirmou o secretário Municipal de Saúde, Lamartine Godoy Neto, ao receber dois microônibus Mercedes Benz no pátio de estacionamento da secretaria, nesta terça-feira, oportunidade em que também repassou cinco novas ambulâncias às policlínicas da capital. Os microônibus, totalmente equipados, transportarão os pacientes que se submetem à hemodiálise pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo Michelly Kim, diretora de Atenção Secundária, o serviço de transporte de pacientes de hemodiálise vem sendo realizado há mais de cinco anos pela diretoria. "Em 2010, esse serviço passou por reorganização geral, com definição de rotas e expansão dos recursos humanos. Em 2011, foi normatizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Portaria 018/2011, que regulamentou o transporte de pacientes portadores de insuficiência renal crônica, carentes e com alto grau de mobilidade reduzida, residentes no município de Cuiabá".

Até então, o transporte desses pacientes era realizado por dois Fiat Doblô, informou Kim, com capacidade máxima para 42 usuários. "Com a aquisição destes dois microônibus, em maio último, essa capacidade aumentou para até 200 pessoas, conforme estabelece os critérios da Portaria. Cada micro atenderá duas regionais da Capital, atuação em três turnos diários, de segunda a sábado, com base nos horários vigentes nas clínicas de hemodiálise".

Michele ressalva que, além da expansão de vagas, agora pode ser ofertado maior conforto aos usuários. "Se for necessário que o paciente tenha acompanhante, isto também será possível com a nova mobilidade de serviço implantada na área de hemodiálise". Atualmente, são atendidos 51 pacientes, com outros 14 casos em avaliação.