Saúde /

08 de Novembro de 2011 16h53

Secretaria de Saúde de Cuiabá adota medidas de prevenção à febre amarela

08/11/2011

JC Patrício - SMS: 8452-3501/ 3617-7379

 

Equipes formadas por 40 profissionais das áreas de vigilância e assistência à saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) estão atuando no bairro Jardim Aquarius, desde a primeira notificação de mortandade de macacos na região. Como a febre amarela pode ser uma das causas da morte dos animais, uma base operacional foi montada no local e medidas preventivas foram adotadas para evitar a contaminação humana.

Onze equipes, cada uma com três componentes, estão percorrendo o bairro levantando informações e orientando aos moradores. Até agora foram visitados 162 imóveis, 650 pessoas entrevistadas e 129 foram vacinadas. Pessoas em estado febril estão sendo encaminhadas para avaliação médica e exames. Os agentes vistoriam também os terrenos baldios e áreas de matas adjacentes para identificação de macacos doentes ou mortos.

As equipes, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, procuram também por vetores adultos da doença, que é o mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Os moradores do bairro estão sendo orientados para auxiliar e reforçar o combate aos focos de mosquitos. Também foi emitido um alerta para a rede de assistência de atendimento a eventuais casos em humanos.

Providências

O material coletado dos macacos mortos foi encaminhado para análise no Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, laboratório de referência para o diagnóstico da doença. Os resultados devem sair entre 20 e 30 dias. Embora todos os cuidados envolvam a prevenção da febre amarela, não está descartada a hipótese de envenenamento como causa da morte dos macacos.

Prevenção

Até agora, não há nenhuma confirmação de que os macacos morreram em decorrência da febre amarela silvestre, muito menos de que a doença venha a acometer seres humanos. A ação da SMS é, contudo, preventiva e obedece a protocolo previsto pelo Ministério da Saúde. Importante é que as pessoas que não se vacinaram ou estão com suas vacinas vencidas procurem a rede municipal para regularizar sua situação vacinal.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença viral, infecciosa, febril e aguda, de curta duração (no máximo de 12 dias) e gravidade variável. Pode se apresentar desde uma infecção leve até formas graves e fatais, com um período de incubação que varia de três a seis dias. A febre amarela pode ser transmitida de homem a homem por mosquito do gênero Aedes (o mesmo da dengue)

Sintomas

Os sinais e sintomas mais comuns são caracterizados por manifestações de insuficiência de fígado e rins, com quadro febril agudo (até sete dias), acompanhado de icterícia (cor amarelada da pele) e/ou manifestações hemorrágicas, podendo evoluir para óbito em aproximadamente uma semana.

Todos os profissionais e estabelecimentos de saúde são obrigados a notificar imediatamente os casos suspeitos à autoridade sanitária local, por se tratar de doença grave, cujas medidas de controle são urgentes. A melhor forma de prevenir à doença é a vacinação das pessoas sem comprovação vacinal nos últimos dez anos.