Saúde /

20 de Setembro de 2010 14h35

Secretaria de Saúde alerta para Índice de infestação da dengue

20/09/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria/SMS

Apesar da redução de 63% no número de casos registrados de Dengue em 2010, a Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa) de Cuiabá divulgou, nesta segunda-feira (20/09), o Levantamento Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti.

Conforme os dados, o município de Cuiabá apresentou índice de 1,6% considerado como de médio risco ou estado de alerta. O índice tolerado pela Organização Mundial de Saúde é de até 1% de infestação predial para cada dez residências.

De acordo com o boletim, o local onde os criadouros estão alojados são dentro das residências nas caixas d’água, vasos de plantas e outros depósitos.

O secretário Municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, informa que os meses entre dezembro e fevereiro é um período em que existem condições propícias para o aumento do índice de infestação predial. Isto ocorre em conseqüência das temperaturas elevadas e constantes chuvas, que ocasionam o aumento dos pontos com água parada.

“Convoco a população para entrar nesta luta. Precisamos da ajuda de todos no combate. Tivemos avanços na redução do número de casos, mas é preciso avançar ainda mais”, ressaltou Maurélio.

A Vigilância informa que a região Leste da cidade é o local em que o índice apresenta alto risco de proliferação, confira os bairros: Bela Marina, Praeirinho, Beira Rio, São Matheus, Dom Aquino e Jardim Paulista.

Cuiabá- Começa a segunda edição do Programa “Cuiabá: Todos contra Dengue” no próximo sábado (25/09), das 8h às 12h, na Praça Santos Dumont. A programação pretende chamar a atenção para os riscos da proliferação do mosquito e convocar a população para o combate à Dengue. Participe.

Em 2010, durante o período de janeiro a agosto foram registrados 4.076 casos de dengue residentes em Cuiabá. Em 2009, durante o mesmo período foram registrados 11.039 casos de Dengue. Houve uma redução de 63% dos casos notificados de Dengue em Cuiabá se comparado com o mesmo período do ano passado.

 

Mais informações:
3617-7379.