Saúde /

08 de Novembro de 2010 15h20

Saúde sensibiliza população para semana do Diabetes

08/11/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

Na semana em que se comemora o dia Mundial e Nacional do Diabético, a Secretaria Municipal de Saúde - SMS realiza, do dia 8 a (12-11) a Semana de Sensibilização, Prevenção, Capacitação e Controle do Diabetes Mellitus em todas a Unidades da Atenção Básica à Saúde.

A diretora da Atenção Básica à Saúde, Silmayre Helena Silva, disse que durante a Semana de Sensibilização todos os profissionais de saúde vão orientar a população sobre os sintomas da doença e as precauções a serem tomadas para não ser vitima da diabetes. Em Cuiabá cerca de 13.500 pessoas são cadastradas no Programa Hiperdia.

“Toda pessoa diagnosticada com o diabetes passa a ser acompanhada pela rede Básica do Município, onde tem acesso a médicos e recebe medicamentos e insumos para controle da doença” explicou Silmayre.

O Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina. Entre seus sintomas mais freqüentes estão o aumento da freqüência em urinar, sede exagerada, apetite exagerado, perda de peso, coceiras e doenças na pele e inflamações dos nervos.

O diabético deve evitar doces, massas (pois estas ao serem metabolizados pelo nosso organismo são transformados em glicose), além de bebidas alcoólicas.

Dia do Diabético

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data foi escolhida devido ao nascimento, nesse dia, do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921.

 

Maiores Informações:
3617-7379