/ Atendimentos médicos

16 de Junho de 2014 15h07

Saúde registra 170 atendimentos durante os primeiros dias da Copa

16/06/2014

DANIELE DANCHURA

O Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (CIOCS) registrou 170 atendimentos médicos durante os quatro primeiros dias (12 a 15) da Copa do Mundo FIFA 2014, em Cuiabá. A maioria foi registrada na Arena Pantanal, no dia do jogo entre Chile e Austrália, mas sem nenhum incidente grave.

De acordo com os dados repassados pelo CIOCS diariamente ao Ministério da Saúde, do total de atendimentos realizados, aproximadamente 67% foram de torcedores, tanto brasileiros quanto estrangeiros e a maior parte devido ao calor e ao consumo em excesso de bebidas alcoólicas. Os demais registros foram de pessoas que estavam trabalhando no evento e de policiais ou seguranças dos locais.

Depois da Arena, o local com maior número de ocorrências na área da Saúde foi o Fifa Fan Fest com 52 registros. Não houve necessidade de grandes intervenções médicas com remoção para os hospitais de referência e os atendimentos foram finalizados no Posto Médico Avançado (PMA) do Fan Fest.

Outros locais que também realizaram atendimento médico especificamente para torcedores ou trabalhadores dos eventos da Fifa foram: PMA Aeroporto (14), Policlínica do Verdão (4), Policlínica do Coxipó (3), Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (1), Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (2), Hospital Universitário Júlio Müller (2), Hospital São Mateus (2), Hospital Jardim Cuiabá (1), Hospital Santa Rosa (4), Hospital Metropolitano de Várzea Grande (2) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro (1).

CIOCS - O CIOCS é uma unidade operacional de trabalho de caráter extraordinário e temporário, para a gestão das ações nos âmbitos da vigilância em saúde e assistência, com o objetivo de compartilhar informações para apoiar as decisões durante os eventos de massa e monitorar os incidentes relacionados à saúde. No CIOCS estão concentradas todas as informações e conta com apoio de equipes de campo para atendimento. O CIOCS é responsável pelo monitoramento das redes de atendimento à saúde, monitoramento de ocorrências de casos suspeitos de agravos e doenças, e possíveis surtos e epidemias, para que se detectados sejam investigados e combatidos. O Centro Integrado é formado por equipes das Secretarias de Saúde municipal e estadual.