/

23 de Agosto de 2010 08h00

Saúde recomenda à população cuidados durante o período de estiagem

23/08/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população para os cuidados durante o período de baixa umidade do ar. Na capital, o boletim da Vigilância que monitora a qualidade do ar informa do índice encontra-se em 20%, abaixo do padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera ideal o índice de 60%. A baixa temperatura pode desencadear problemas à Saúde na população.

Em casos de sangramento pelo nariz, ressecamento na pele e irritação nos olhos e complicações respiratória a população deve evitar exercícios físicos, umidificar o ambiente com vaporizador, toalhas molhadas ou recipientes com água e estimular a ingestão de muito líquido, de preferência água, sucos e chás, refeições leves e vestir roupas leves.

O secretário adjunto de assistência, o pediatra Dr. Euze Carvalho, alerta ainda para a prevenção do câncer de pele e outras lesões provocadas pelos raios Ultra Violeta. “É necessário evitar a exposição ao sol, pois o nível de incidência para o município de Cuiabá encontra-se com o índice muito alto”, ressaltou.

A SMS informa que em caso de mal estar ou sintomas mais graves o paciente procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. A rede oferece atendimento nos 22 Centros de Saúde, 63 Programa Saúde da Família (PSF) e em casos mais graves as seis Policlínicas (Coxipó, Verdão, CPA, Paschoal Ramos, Pedra 90 e Planalto).

 

Mais informações:
3617-7379.