/

11 de Julho de 2011 08h00

Saúde promove seminário sobre Hanseníase

11/07/2011

Ana Paula Soares/Assessoria-SMS

O Programa Municipal de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde - SMS realizará em Cuiabá um Seminário de atualização em Hanseníase, com o tema “Informação, a melhor arma contra a doença e o preconceito”. As palestras acontecem no período de 11 a 15 de julho de 2011, no auditório do estacionamento da Universidade de Cuiabá/UNIC.

Enfermeiros, médicos e fisioterapeutas da Atenção Básica, Policlínicas e Presídios terão acesso às estratégias de implementação das ações para 2011/2012, e serão capacitados nos aspectos clínicos: diagnóstico/tratamento, fatores associados à ocorrência de recidivas em Hanseníase no Estado de Mato Grosso e avaliação neurológica.

Na rede Básica de Cuiabá, 415 pessoas estão em tratamento contra a Hanseníase. No primeiro semestre desse ano já foram diagnosticados 134 novos casos da doença. Em 2010, 320 novos casos foram registrados e, em 2009, esse número foi de 370 novas ocorrências de Hanseníase, de acordo com os dados da SMS.

A hanseníase tem cura. O tratamento, feito nas unidades de saúde é gratuito e via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos, e pode exigir de seis meses a dois anos de acompanhamento médico.

Hanseníase

A doença da hanseníase é causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Também é conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal-do-sangue. Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera o bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio.


O que é:
Seminário de atualização em Hanseníase, sobre o tema

“Informação, a melhor arma contra a doença e o preconceito”.

Onde: auditório do estacionamento da Universidade de Cuiabá/UNIC.


Quando: de 11 a 15 de julho de 2011


Horário: Dia 11 (abertura) período vespertino. Dia 12 a 15 período integral.


Maiores informações:
3617-7379


Atualizada às 08 hs.