Saúde /

03 de Agosto de 2011 09h09

Saúde faz campanha sobre a importância do aleitamento materno

03/08/2011

Ana Paula Soares/Assessoria-SMS

As Unidades de Saúde de Cuiabá realizarão atividades educativas sobre a importância do aleitamento materno no período de 01 a 05 de agosto, nas salas de espera dos PSFs e Centros de Saúde. Serão distribuídos folders pertinentes ao tema e palestras instrutivas.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o leite materno é completo. Isso significa que até os seis meses de idade o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos seis meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos. O presidente da sociedade de pediatria de Mato Grosso, Euze Carvalho, destaca que os benefícios da amamentação vão muito além disso.

“O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que a amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê”, afirma Euze Carvalho. A amamentação também traz muitos benefícios para a mãe, conforme explicou.

“Amamentar reduz o peso mais rapidamente após o parto, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal e diminui o risco de hemorragia e de anemia após o parto”, enfatizou o pediatra.


Maiores informações:
3617-7379