Saúde /

18 de Outubro de 2010 09h07

Saúde estrutura rede de atenção às vítimas de violência

18/10/2010

Larissa Malheiros-Assessoria de Imprensa/SMS

Visando proporcionar à população da Capital maior agilidade e eficácia na prevenção, atenção e proteção às situações de violência, especialmente a sexual e doméstica, a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) está articulando a estruturação de Rede de Atenção Integral às crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas em situação ou risco para a violência. A iniciativa conta com a parceria de vários setores e instituições governamentais e não governamentais.

Segundo a Gerente de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Josiane Maximiano, o serviço vai facilitar o atendimento às vítimas de violência. “Os serviços realizados em rede integrada farão com que as demandas de vítimas de violência sejam atendidas e solucionadas com rapidez e eficiência”, comentou a gerente.

Os tipos de violência que mais atingem a população composta por crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas, são a violência sexual contra crianças e adolescentes; abuso e violência física; negligência e abandono; contra a mulher e patrimonial e financeira.

A gerente explica que no caso de violência sexual a pessoa deve seguir a seguinte orientação: “Em Cuiabá, a pessoa deve procurar imediatamente o Hospital Julio Muller – o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência, situado na rua Rua Philipe Pereira Leite, s/n  Bairro Alvorada, telefone 65-
36157238”, explicou.

NOTIFICAÇÃO

 

Atualmente a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) realiza o trabalho de notificação de vítimas de violência. Todos os Centros de Saúde, Policlínicas e Programas de Saúde da Família (PSF) possuem fichas para notificar as vítimas de violência doméstica, sexual, entre outras.

O serviço tem como objetivo diagnosticar os tipos de violências e traçar um perfil dos vitimizados. “Quantificamos e traçamos o perfil das vítimas para depois trabalharmos na orientação sobre como resolver o problema,” falou a Gerente de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Josiane Maximiano.

Outra tipo de notificação que existe é de vítimas de violência no trânsito, que dão entrada no Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC), porém essas notificações são realizadas pontualmente no ano.

Todas as notificações, sejam pontuais ou anuais, são enviadas ao Ministério da Saúde, que contabiliza os dados. O passo seguinte é traçar ações de combate aos tipos de violência.

 

Mais informações:
Contato: 65-99828436