/

18 de Maio de 2011 16h06

Saúde entrega óculos para alunos

18/05/2011

Ana Paula Soares/SMS

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Educação, entregando óculos aos alunos das escolas municipais de Cuiabá. Esses óculos são destinados às crianças que foram consultadas no Instituto Lions da Visão, que em parceria com o Programa Escola com Saúde (PES), da Atenção Básica da SMS, realizam o teste de acuidade visual nas crianças em idade escolar.

Somam 30 as crianças que apresentaram deficiência visual na primeira triagem de 2011 e que receberão os óculos. O teste é realizado pelos técnicos de enfermagem em crianças a partir de sete anos de idade, e que ao serem diagnosticados com déficit visual, são encaminhados ao médico especialista em oftalmologia para tratamento.

"Muitas crianças e adolescentes vinham apresentando cefaleia, dificuldade visual e de leitura, o que causando dispersão e desatenção durante as aulas, não se desenvolvendo em sala de aula", explicou a técnica responsável pelo PES, Michela Lemas.

Escola Com Saúde

O Programa Escola com Saúde desenvolve diversas ações com o objetivo de reforçar a promoção e prevenção de agravos à saúde nas escolas e creches municipais. Uma das ações de maior destaque é a realização do exame de acuidade visual, ou “exame de vista”, que avalia a capacidade de visão dos alunos.