Saúde /

30 de Julho de 2010 16h12

Saúde alerta pais para a necessidade de vacinar os filhos contra Paralisia Infantil

30/07/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou reunião com técnicos responsáveis pela Campanha Nacional Contra a Paralisia Infantil em Cuiabá para discutir medidas em caráter municipal, a fim de conscientizar os pais sobre a necessidade de vacinar as crianças de zero a cinco anos.

Prestes a realizar a segunda etapa da Campanha, que será dia 14 de agosto, segundo dados da SMS, apenas 80% das crianças, num universo de quase 45 mil, foram imunizadas na capital. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95% das crianças vacinadas.

A campanha, conforme explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica-SMS, Ivanete Furtado, é uma imunização coletiva, e reforçou a responsabilidade e a necessidade dos pais e responsáveis de levar as crianças de zero a cinco anos as Unidades de Saúde para a vacinação.

“Temos uma meta nacional para cumprir que é vacinar 95% das crianças. A campanha existe, as vacinas são disponibilizadas, mas sem a co-participação dos pais em encaminhar os filhos para a imunização fica difícil”, destacou a coordenadora.

Ainda segundo informações de Ivanete, a Paralisia Infantil está erradicada no Brasil desde de 1980, mas na Europa e Ásia ainda acontece registros da doença, como por exemplo Moscou que registrou vários casos da doença esse ano. Por isso, ressaltou a coordenadora, a necessidade de imunizar todas as crianças. “Não podemos restringir a doença só no Brasil. Como aconteceram casos em outros paises nada impede que chegue de avião por aqui”, destacou.

A segunda etapa do Dia D contra a Paralisia Infantil será no dia 14 de agosto. Crianças que não receberam a primeira dose da vacina devem também ser imunizadas. “O que não pode é ficar sem vacinar”, concluiu Ivanete.


Maiores informações:
3617-7379