Saúde /

27 de Agosto de 2010 17h00

Saúde alerta a população para o dia de combate ao tabagismo

27/08/2010

Ana Paula Soares-Assessoria SMS

Em comemoração ao dia Mundial de Combate ao Tabagismo, comemorado neste domingo (29-08), a secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população para os riscos que o fumo representa para a saúde. A coordenadoria de Educação em Saúde e Atenção Secundária realiza, amanhã (27/08), das 8h às 10h e das 14h às 16h, atividade de prevenção nas seis Policlínicas (CPA, Phascoal Ramos, Pedra 90, Verdão, Coxipó e Planalto) para pacientes em sala de espera.

Alunos do 8º semestre de enfermagem da Univag vão orientar os presentes e esclarecer dúvidas.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que em países desenvolvidos, 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas ao tabagismo. Desta forma, o tabagismo é considerado como uma das principais causas de morte prematura em todo o mundo.

Riscos a Saúde - O maior risco do tabaco à saúde está relacionado às doenças do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um fator de risco importante para o infarto do miocárdio, doenças respiratória, bem como doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfisema e câncer de laringe e boca. A maioria dos fumantes masculinos possui 85% de incidência de impotência sexual.O tabagismo leva à impotência por causar o estreitamento das artérias (do pênis e do corpo).

 

Mais informações:
3617-7379.