Saúde /

22 de Agosto de 2013 15h26

Sábado é o "Dia D" da campanha de vacinação infantil

22/08/2013

JC Patrício


As 86 unidades básicas de saúde de Cuiabá estarão abertas neste sábado (24) para realizar o dia “D” da Campanha de Atualização da Vacinação Infantil, lançada pelo Ministério da Saúde em todo o país, no período de 24 a 30 de agosto. O objetivo é vacinar as crianças menores de cinco anos que não estiverem com a caderneta em dia. Por isso, é importante que os pais levem a caderneta de seus filhos para atualização.

 

Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

 

O secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares, faz um apelo para que os pais levem as crianças aos PSFs e centros de saúde mais próximos de suas casas. “O ideal é que não se esqueçam da caderneta, mas se não tiver o documento, levem as crianças para que sejam avaliadas pelos profissionais de saúde”, recomenda.

 

Caso o posto não tenha o registro da criança, os profissionais de saúde seguem o protocolo do Ministério da Saúde, com as recomendações sobre o processo de atualização das vacinas, de acordo com faixa-etária.

 

A Campanha de Atualização da Vacinação Infantil pretende aumentar a cobertura vacinal das crianças desta faixa etária, diminuindo o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas.

 

Em Cuiabá, a meta é vacinar 43.844 crianças na faixa etária menor de 05 anos.