Saúde /

27 de Janeiro de 2014 11h44

Renasce a esperança de saúde

27/01/2014

FRANCISCO MONTEIRO*

A população cuiabana tomou conhecimento através da imprensa local da assinatura de contrato de locação das dependências do antigo Hospital das Clínicas pela Prefeitura Municipal, onde se pretende colocar em funcionamento, a partir do mês de março vindouro, o Hospital São Benedito de Cuiabá. Em primeiro lugar louva-se a importância desse ato do Prefeito Municipal, ante a situação caótica do Sistema Municipal de Saúde, onde o maior problema, no meu entendimento, consiste na falta de leitos para o acolhimento dos pacientes da Rede Pública Municipal. É comum presenciarmos pela imprensa local cenas onde os pacientes são colocados sobre macas pelos corredores, ou até mesmo numa verdadeira degradação da dignidade humana, sobre o piso do Hospital Municipal e Pronto Socorro da Capital.

O outro aspecto de importância cultural e religiosa para esta quase tricentenária cidade é a homenagem que se presta ao glorioso São Benedito, tão cultuado pelos cristãos católicos desta cidade, pelos grandes milagres que o mesmo realizou ao longo da história e estória da cidade do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Ao prestar essa homenagem ao “Santo Negro”, tão venerado pelo povo desta cidade, o Prefeito massageia o ego da gente cuiabana, acaricia indelevelmente a alma mato-grossense, e se associa ao sentimento cuiabano de gratidão a São Benedito, vendo-se homenageada em tão importante obra. 

Justificou o brilhante jornalista Kleber Lima, atual Secretário Municipal de Comunicação que “tal contrato não substitui o compromisso do Prefeito Municipal de construir o novo Pronto Socorro Municipal”, coisa que não se fazia necessária, tendo em vista o grande passo que se dará, dentro do caótico quadro de serviços de saúde, em nível municipal, ao disponibilizar à sociedade cuiabana mais 127 (cento e vinte e sete) leitos hospitalares, dentro os quais 20 (vinte) leitos de UTI’s. Neste momento em que se vive uma crise nacional na saúde pública, presencia-se a judicialização de todos os procedimentos relativos à prestação de serviços na área da saúde, esta atitude do Prefeito da Capital ecoa como um grito de esperança na humanização do atendimento à população, de modo especial dos mais carentes.

O Hospital São Benedito de Cuiabá, cuja administração ficará a cargo da Empresa Cuiabana de Saúde, uma das inovações da atual Administração Pública Municipal, oferecerá toda sua estrutura através do Sistema Único de Saúde – SUS, realizando o atendimento de alta complexidade, de forma especial com foco nas áreas de cardiologia e de neurologia. Consta também do projeto proposto pelo nosso alcaide a instalação de um “Centro de Diagnóstico”, que será considerado como um dos mais qualificados do nosso Estado, onde se realizarão exames como: cateterismo, tomografia computadorizada, ressonância magnética e mamografia, tão procurados pela população e que têm causado inúmeros dissabores não só para os pacientes quanto para os administradores que vêem coagidos pelo Poder Judiciário a atender a demanda de forma coercitiva.

Que essa proposta se realize o mais rápido possível, pois a população está carente de atendimento hospitalar e o Hospital São Benedito de Cuiabá representa a solução para tão grave e angustiante problema que tem causado inúmeros prejuízos ao erário municipal.

Parabéns Prefeito! Tenha certeza de que a história não registra os feitos daqueles que não ousam. Cuiabá espera e confia na sua coragem e no seu dinamismo.

 

(*) FRANCISCO MONTEIRO – Professor e Advogado.