Quinta, 25 de novembro de 2010, 10h00
A- |  A+

Saúde

Quem doa sangue pode salvar vidas


A data de hoje (25-11) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Aprovada  em 1964, esta data tem como meta lembrar e valorizar a doação voluntária, um ato simples que pode salvar muitas vidas. Quem for doar sangue nos dias 25 e 26 de novembro, no Pronto Socorro de Cuiabá, receberá como brinde uma camiseta alusiva à  campanha nacional de doação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) incentiva a doação de sangue. Em Cuiabá, o Pronto Socorro de Cuiabá, o Hemocentro e as unidades itinerantes realizam as campanhas de incentivo à doação durante todo o ano. O secretário municipal de saúde, Maurélio Ribeiro, destaca a importância do ato de doar sangue não apenas nas datas comemorativas.

“Doar sangue pode salvar vidas. Uma atitude tão simples, 15 ou 20 minutos que podem fazer a diferença e garantir que outra pessoa continue vivendo. O sangue humano é insubstituível, e somente pode ser obtido através de doação de um ser humano para outro. Por isso a necessidade de doação de sangue, e por que não fazer disso um hábito?”, enfatizou Maurélio.

O dia mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 14 junho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 3% a 5% da população doando sangue anualmente é o índice ideal para um país manter os estoques regularizados. Atualmente, o percentual de doadores brasileiros varia entre 1,76% e 1,78%, ao ano.

O que é preciso

Ter e estar com boa saúde. Não ter ou não ter tido hepatite, doença de Chagas, sífilis, malária e AIDS. Ter idade entre 18 e 60 anos. Pesar acima de
50 kg. Não estar exposto a situações de risco (vários parceiros sexuais, usar drogas, ter parceiro sexual portador do vírus da AIDS). Apresentar documento de identidade oficial. Não estar gripado ou resfriado. Não estar grávida ou amamentando.

 

Maiores informações:
3617-7379

Enviar Matéria Imprimir Voltar
Matéria(s) relacionada(s):

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá