Saúde / Confraternização

24 de Julho de 2014 16h44

PSF Jardim Fortaleza promove Arraial do Hiperdia nesta sexta (25)

24/07/2014

DANIELE DANCHURA

A equipe do Programa de Saúde da Família Jardim Fortaleza realiza nesta sexta-feira (25) o Arraial do HiperDia para os pacientes que realizam tratamento de hipertensão e diabetes na unidade.

Segundo a enfermeira responsável pela unidade, Ivanete Marques Viana, atualmente o PSF Jardim Fortaleza atende a 289 hipertensos e 75 diabéticos, mas a expectativa é de que aproximadamente 70 pacientes participem da festa. “Vamos realizar uma festa para eles se divertirem. Todos os meses realizamos palestras e encontros com eles falando sobre a necessidade de cumprirem rigorosamente com a medicação, mas desta vez queremos que eles se divirtam”, afirmou. 

Ivanete também explicou que a maioria dos pacientes é idoso. “Será uma festa julina. Teremos comidas como Maria Izabel, doces, bolos, salgados, pescaria, distribuição de brindes e a tradicional quadrilha, sem ensaios. Todo ano nós fazemos essa festa, é muito legal”, concluiu.

O evento será realizado no Centro Comunitário do bairro Jardim Fortaleza, em frente a Clínica Odontológica do bairro Osmar Cabral, a partir das 14 horas.

HIPERDIA – HiperDia é um programa desenvolvido pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde que visa manter um cuidado especial com as pessoas que sofrem com a doença de hipertensão arterial ou popularmente conhecida como “pressão alta” e com o Diabetes.

Este programa é realizado em todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá, onde a equipe de profissionais de Saúde se reúne mensalmente com os pacientes e realizam ações educativas e preventivas com palestras e atividades físicas, com o objetivo de acompanhar e monitorar a hipertensão e o diabetes nos pacientes assistidos pelo Hiperdia.

Cada unidade possui um cronograma com as datas e locais em que as reuniões são realizadas.