Saúde /

17 de Agosto de 2012 11h24

PSF do Areão abre Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação

17/08/2012

João Carlos Queiroz - (65) 3617-7377


Os Centros de Saúde e os Postos de Saúde da Família (PSF) de Cuiabá, dispõem de estoque suficiente de vacinas para a Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação (18 a 24-08), é o que garantiu hoje (17-08) Valéria de Oliveira, coordenadora do Programa Escola com Saúde/Imunização da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

 

A abertura da campanha será no PSF do bairro Areão, localizado na Rua Desembargador Antônio Quirino de Araújo, s/nº, às 8h30. O secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, recomenda que os pais e responsáveis levem suas crianças, munidos do cartão de vacina. "É importantíssimo manter a caderneta atualizada".

 

Valéria de Oliveira afirmou que não procedem as afirmações de que algumas das 86 unidades que compõem a rede básica de saúde municipal estariam desprovidas de vacinas e profissionais. “Faltas pontuais sempre acontecem em todos os setores. Em relação às vacinas que fazem parte da campanha de imunização infantil, os estoques foram previamente supridos em todas as 86 unidades da rede assistencial primária, distribuídas nos quatro polos regionais do município. Está tudo pronto para que possamos desenvolver um trabalho abrangente em Cuiabá, inclusive na zona rural”, disse.

 

a campanha atende diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde quanto à introdução das vacinas Pentavalente e da Poliomielite injetável. Doses em atraso serão administradas após a verificação das cadernetas. Segundo Valéria, levantamentos recentes do Ministério da Saúde apontam que o atraso no calendário vacinal é predominante nessa faixa etária. "Os pais não podem se descuidar de manter as vacinas atualizadas. Com saúde não se brinca", adverte.

 

Posteriormente à esta fase da campanha, de 18 a 24 de setembro, as mesmas vacinas continuarão a ser aplicadas normalmente nas unidades de Saúde do município. Além da Pentavalente e da Vacina Inativada Poliomielite, agora se integram ao calendário básico a hepatite B, Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tr íplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).