Saúde / Proteja o Gol

16 de Junho de 2014 17h38

Projeto Proteja o Gol realizou 29 testes rápidos de DSTs no Fan Fest

16/06/2014

DANIELE DANCHURA

Michel Alvim

Durante os quatro primeiros dias de Copa do Mundo 2014 em Cuiabá, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, instalada no Fifa Fan Fest já realizou 29 testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) por meio do projeto Proteja o Gol, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

Os atendimentos para a realização dos exames aconteceram entre os dias 12 e 15 de junho. Das 29 pessoas atendidas, 19 eram do sexo feminino e 10 do sexo masculino com idades entre 18 e 55 anos. Apenas um teste deu positivo para sífilis. O teste rápido serve para detecção de sífilis, HIV e hepatites B e C. Os demais não foram reagentes.

O trailer do projeto Proteja o Gol está localizado no Fan Fest do lado esquerdo do palco que terá atrações musicais. O Proteja o Gol é um programa do Ministério da Saúde que está disponível em todas as cidades sede. Antes de realizar o teste, a pessoa interessada passará por um pré-aconselhamento com uma psicóloga ou uma assistente social onde receberá instruções do que será feito, de como funciona o teste e deverá refletir se passou por alguma situação de risco para que seja necessário realizar o procedimento. Após passar por este processo, a pessoa assinará um termo de consentimento.

O teste é realizado por enfermeiros em ambiente fechado e o resultado fica pronto entre 20 a 25 minutos. Somente poderão fazer o teste pessoas maiores de idade, brasileiras e que não aparentem sinal de embriagues. Para o caso da HIV, dois testes são realizados para confirmação. Caso o primeiro dê positivo, será realizado um segundo teste de marca diferente do primeiro.