Saúde /

16 de Dezembro de 2010 15h29

Projeto piloto de combate a Dengue irá começar por Cuiabá

16/12/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

Uma grande campanha de mobilização e combate à Dengue já tem data para começar, em janeiro de 2011, junto com a tradicional Corrida de Reis que acontece anualmente em Cuiabá. Foi o este o principal resultado de uma reunião realizada nesta quinta-feira (16-12), entre representantes do Ministério Público, afiliada da TV Globo em Mato Grosso, secretaria do Estado de Saúde e secretaria de Saúde de Cuiabá. 

O projeto piloto foi concebido pela afiliada da Rede Globo de Cuiabá, que convocou o Ministério Público para acompanhar a ação junto aos órgãos de Saúde. “Esta ação faz parte do calendário de responsabilidade social da empresa. Por conta dos números alarmantes da dengue, divulgados recentemente em toda imprensa nacional, pensamos em integrar os parceiros em uma ação que pudesse chegar ao principal beneficiado que é a população. Sozinhos, jamais conseguiríamos enfrentar essa luta. Por isso, buscamos parceiros fortes”, ressaltou o gerente de Marketing da TVCA/ MT, Cícero Mariano.

A ação tem o objetivo de não apenas informar a população para os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti, mas desencadear hábitos saudáveis na população, tais como a limpeza constante de suas residências e de seus bairros para evitar a proliferação do mosquito.

O promotor de Justiça do Ministério Público, Alexandre Guedes, que vem atuando ativamente no âmbito da saúde mato grossense considerou a atitude inovadora, porque  se preocupa com um problema de gravidade pública. “Essa integração dos parceiros assegura perseguir o objetivo da ação, que é envolver a população no trabalho. O Ministério Público, como defensor da sociedade, acompanhará esta ação, que é vista como indispensável para que os índices alarmantes de incidência da dengue comecem a baixar”, explicou.

Conforme o gerente de Marketing da TVCA/ MT, Cícero Mariano, o Projeto Piloto da Rede tem o objetivo de se ampliar para os demais municípios do Estado como: Sinop, Tangará e Rondonópolis. “Várias ações simultâneas serão desencadeadas. Vamos informar a população sobre o tema, mas também envolvê-la no processo”, explicou Cícero.

Para a coordenadora do Programa de Combate a Dengue de Cuiabá, Alessandra Carvalho, a iniciativa vem em boa hora. “Estamos trabalhando e reforçando os mutirões de combate a dengue nas quatro regiões da cidade: Norte, Sul, Leste e Oeste. Já fazemos trabalhos constantes nas residências, porém não basta somente a ação do poder público. Precisávamos deste socorro da imprensa junto com o Ministério Público. Vamos contribuir com o que for necessário, iremos repassar informações importantes”, frisou.

 

Ação de Combate a Dengue

 

A campanha de combate à Dengue começará no mesmo período em que são realizadas as inscrições para a maior corrida de rua do Estado, a Corrida de Reis. Conforme a TVCA, junto com o número da inscrição, os participantes também irão ganhar sementes da planta crotalária juncea. A idéia é que a população plante as mudas da semente e contribua com a redução dos índices de Infestação (LIRA) do mosquito Aedes aegypti.

Estudos revelam que as flores da Crotalária atraem as libélulas, que consequentemente se alimentam das larvas e do mosquito adulto do Aedes Aegypti. Além desta ação, vídeos VT’s educativos serão desenvolvidos pela TVCA. A proposta é que esses filmetes chamem a atenção da população de maneira mais ativa.

Outras ações, como carteirinha do cidadão de combate à Dengue, camisetas temáticas, concursos de redações para as escolas e palestras educativas estão previstos para acontecer durante os três primeiros meses do ano.

A Capital está em estado de alerta, desde que a média de infestação na grande Cuiabá atingiu o índice de 3,4. O número aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1. Alguns bairros como Pedra 90 e Nova Esperança apresentam índices de 7,3, ou seja, estado de surto.

A secretaria de Estado de Mato Grosso, Secretaria de Saúde de Cuiabá, secretaria Municipal de Infra-Estrutura e de Educação estarão também engajados no projeto. 

 

Mais informações:
3617-7379.